INFO 3C __________________________ COOL & CULT & CUTE. DAQUI, DE LÁ OU DE QUALQUER LUGAR
.

SURFACE DESIGN by DBStudio

maio 24, 2010

Personalidade e a Moda

  • Às vésperas da estréia do filme “Sex and the City 2” – prevista para 28 de maio – mais do que apreciar a moda que é seu “5º elemento” podemos também “investigar” a personalidade das personagens.

Personalidade: é o conjunto das características marcantes de uma pessoa. Cria padrões de comportar-se, de pensar e de sentir.
A autoestima é o valor que temos de nós mesmos, na qual inclui-se o “reflexo social” (o que pensamos que os outros pensam sobre nós) e a comparação social (nosso olhar sobre os outros). 1


“Em uma "sociedade narcisista", a invisibilidade é mais intolerável do que a prisão.”

  • "Na conversa leiga, "Fulano é narcisista" significa que ele adora se ver no espelho e nunca pensa nos outros. Na clínica, o sentido da expressão é diferente: o traço dominante da "personalidade narcisista" é a insegurança. Narcisista é quem está sempre se questionando: "O que os outros enxergam em mim? Será que gostam do que vêem?". Em ambos os casos, o narcisista se preocupa com sua imagem. Mas, na conversa leiga, ele seria apaixonado por ela (como o Narciso do mito), enquanto, segundo a clínica, ele seria dramaticamente atormentado pelo sentimento de que sua imagem depende do olhar dos outros. De fato, a clínica tem razão: no espelho, enxergamos sempre e apenas o que os outros vêem (ou o que imaginamos que eles vejam). O mesmo mal-entendido aparece quando a gente constata que vive numa "sociedade narcisista"." 2

“É que Narciso acha feio tudo o que não é espelho.” 3

  • O comportamento do consumidor é influenciado por imagens, “pulsões” (Freud), reforço, consistência, estabilidade, instabilidade, limites, transformações, conhecimento do “si mesmo”, motivação, compulsões, frustrações, etc.
  • Andy Warhol disse:

“No futuro teremos todos 15 minutos de fama.”,

  • Este artista retratou a superficialidade do mundo da fama através de suas obras, fazendo uma crítica ao narcisismo e ao consumo da sociedade americana.

“A profundidade está na superfície das coisas.” 4

  • Na chamada Era Moderna, observamos a estetização da mercadoria, a predominância da informação, o hedonismo, o narcisismo e o consumo generalizado.
  • O recente (data de 1999) modelo Metateórico de Motivação e Personalidade (Modelo 3M) aponta que as mulheres são mais suscetíveis a compra compulsiva, inovação em moda e hábitos de moda do que os homens. O modelo procura, através de quatro níveis de traços de personalidade, identificar predisposições à ação e explicar os comportamentos dos indivíduos.
  • Mas quem já leu o 1º livro impresso na Terra já sabia disso.
  • Não à toa, na história de Adão, Eva e a serpente, lá no paraíso, quem não resiste e consume o que não podia? Ela, claro! Ainda bem que, naquela época, não havia um cartão de crédito para ser “detonado”!

Ah, o paraíso! Para mim, Nova York está quase lá!
(E se você acha que é por causa das inúmeras lojas e suas novidades... errou! Pode acreditar.)

  • Tentações, pecados e perdições, elementos presentes na coluna que Candace Bushnell escrevia no “New York Observer” que virou série que virou filmes: “Sex and the City”.
  • A city em questão é a “Grande Maçã”, onde o sex permeia a vida de 4 mulheres bem sucedidas financeiramente, orgulhosas de seus próprios sobrenomes, que consomem “objetos de desejo” e colecionam gols e frustrações.
  • "A concepção de que "sou o que tenho, ou posso consumir", não é, no entanto, nova, muito menos construída sob o império do capitalismo. Na Filosofia do Direito, ao se teorizar sobre a propriedade, Savigny conceitua o domínio como "a extensão da personalidade", Ihering define a propriedade como a "periferia da pessoa estendida à coisa" e Wirth como "um ego prolongado". 5
  • Nas sociedades consumistas, coisas confundem-se com vidas (quem nunca viu alguém, em pleno domingo, “alisando” um carro”?).
  • Propagandas de carros, aliás, são um bom exemplo da “personificação” de objetos (numa delas, inclusive, o revisor do carro conversa com o “bebê”: “de quem é este amortecedorzinho? É do papai!”).
  • Quando o consumidor é mulher, a sedução tem forma e cor.
  • É vermelha a cor da sola do sapato de salto alto, fino e sadomasoquista de Louboutin.
  • O fetiche das “coisas de mulher” está ativo nas marcas de lingerie: Agent Provocateur, Objet du Désir e Fruit de la Passion, por exemplo.

Seria a mulher um "objet provocateur de la passion?

  • Voltando ao filme, as 4 novaiorquinas sexies, vestem-se de acordo com suas personalidades:
  1. Carrie é idealista;
  2. Samantha é hedonista;
  3. Charlotte é guardiã;
  4. Miranda é cerebral.
  • Mr. Big é o “objet du désir” de Carrie, porém em toda a sua “vastidão”, só há espaço para ele mesmo.

Primeiro, as pessoas se “fabricam”, e depois perguntam por que não acham o “amor”.
Por que será?


Fontes:

  1. Wikipedia
  2. Contardo Calligaris
  3. Caetano Veloso
  4. Michel Maffesoli