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SURFACE DESIGN by DBStudio

setembro 20, 2010

Geometria Fashion

  • Gosta de moda e detesta geometria?
  • Dá mais uma chance à madame G, porque sem ela a moda oscilaria entre o nada e o caos.
  • Roupas são planos tridimensionais projetados sobre planos bidimensionais.
  • A princípio, pode até parecer latim, mas é lógica pura.

  • Se "você não sabe, nem nunca procurou saber", um tecido é tão plano quanto um papel.
  • A diferença é que o tecido (2D) servirá de abrigo a um objeto 3D (o corpo).
  • Dar "corpo" ao pano é o que faz o/a modelista.
  • A função deste profissional fashion é medir e projetar.
  • Partindo da seguinte equação:

Tecido = Urdume + Trama

  • Se você leu e disse "hein?" (ou, coisa feia, adjetivou minha santa mãezinha), pede desculpas e olha esta imagem:


Urdume = fios no sentido vertical
Trama = fios no sentido horizontal

  • Quando se deseja uma saia (a moda não é cartesiana, é desejo...) com o movimento de uma "godê", o "segredo" (a técnica, na verdade) é o corte em viés.

Viés = sentido perpendicular ao urdume e à trama.

  • É fácil: pegue o tecido e gire a 45º. Assim:

  • Desta forma, livre da rigidez imposta por urdume e trama, o tecido ganha maleabilidade, certa elasticidade e caimento.

  • Estou em período de provas; para a disciplina de Modelagem, a prova é confeccionar uma saia. Qualquer uma.
  • Escolhi - não pergunta porque - uma godê 4/4, a tal saia "guarda chuva".

O cálculo é simples:

  1. Largura = Raio = {[medida da cintura (ou do quadril, o que preferir) - 3 cm] / 6}
  2. Altura = comprimento desejado (contado a partir do raio)
  • A dificuldade aumenta proporcionalmente ao comprimento da peça.
  • Quanto mais longa, mais pano (e maior o gasto).
  • Quem mandou não optar pelo "minimalismo"?

Dica: roupas fluidas requerem suportes (panos) maleáveis, então cuidado na escolha do tecido. Quanto menos "armado", melhor!

  • Assim que minha "umbrella" ficar pronta, fotografo e posto.
  • Bela ou não. 100% justo.

Imagens: Google