- Há 2 modelos clássicos de se criar um novo negócio a partir de outro que, ao invés de ser destruído, mudará para tornar-se mais competitivo.
- O 1º chama-se Fusão e o 2º Aquisição.
- Nas fusões, (ao menos) 2 empresas (geralmente sinergéticas) se juntam para formar uma 3ª: aproveitam o que as une (tecnologia, público alvo, etc.) e eliminam a desvantagem que a divisão do mercado acarreta.
- Pode ser resumido como "a união faz a força".
- Nas aquisições, um capitalista adquire o direito de administrar (portanto, de ditar as regras sobre) algo alheio.
- Quem vende, realiza materialmente o valor de seu trabalho : obtém a prova cabal de que "mandou bem".
- No exterior, conglomerados financeiros adquiriram marcas que, com o fôlego que só o capital pode dar, cresceram ou renasceram das cinzas.
- A LVMH (Louis Vuitton Moet Hennessy) por exemplo, o maior conglomerado mundial de artigos de luxo, tem sob seu comando as Le Bon Marché, Dior, Donna Karan, Fendi, Givenchy, Emilio Pucci e Marc Jacobs entre outras.
- No Brasil, a grife Alexandre Herchcovitch é a mais nova aquisição (janeiro 2008) do grupo Identidade Moda.
- Para o (ex) empresário, atual diretor de criação e sempre genial A.H. (ele é ... cibernético! Dá uma olhada no site do cara), tudo está ok.
- Em entrevista à Folha online ele disse:
"... Acho que os 20 anos que passei construindo a marca foram apenas o ensaio de algo muito maior do que vai acontecer comigo daqui para a frente. "