Foto: Gregorio Borgia / AP |
Em qualquer canto do mundo onde há televisão, hoje à tarde, quem assistia TV parou para ver a fumaça branca saindo "antes da hora" da chaminé da Capela Sistina "dizendo": Habemus Papam!
O ritual deixou mais uma pergunta no ar: Quem será?
E minutos depois, a gente remotamente e uma horda de italianos (ou não) ao vivo conheceu Francisco (em latim, Franciscus) que por ser o primeiro, dispensa o "I" seguido ao nome ou não?).
Francisco ou Francisco I ? Está explicado: ele só sera I quando e se houver um II |
Seu currículo diz que é um homem simples, que anda de metrô e faz sua própria comida. Aplaudível.
Escolhas à parte, o figurino do cargo demanda sapatos vermelhos camisa branca e túnica.
O discurso do Papa foi emocionante: achei grandioso ele agradecer a acolhida e pedir para que todos lá presentes rezassem para que ele fizesse o melhor trabalho possível.
Maravilhas da informática, segundos depois de anunciado, o perfil de Jorge Mario Bergoglio já aparecia como Papa Francisco na Wikipedia.
Simpático (lembra o Dalai Lama) e emocionado, disse: "Sabeis que o dever de um conclave é dar um bispo a Roma e parece que meus irmãos cardeais foram buscá-lo no fim do mundo, mas já estamos aqui." (*)
Na era da globalização, o cardeal argentino é o 1º papa não europeu em mais de 12 séculos.
Barack Obama, Presidente dos Estados Unidos: O novo Papa é um “defensor dos pobres e dos mais vulneráveis entre nós”. “Como primeiro Papa das Américas, a sua eleição também traduz a força e vitalidade de uma região que cada vez mais molda o nosso mundo, e ao lado de milhões de latino-americanos nós aqui, nos Estados Unidos, partilhamos a alegria deste dia histórico”.
Angela Merkel, chanceler alemã:
“Além do cristianismo católico, muito esperem dele uma orientação, não
apenas em questões ligadas à fé, mas também as que dizem respeito à paz,
à justiça e à salvaguarda da criação”. “Saúdo particularmente o facto
de, para os católicos da América do Sul, um dos seus ter sido pela
primeira vez chamado à liderança da Igreja Católica”. “Desejo ao Papa
Francisco I saúde e força”.
David Cameron, primeiro-ministro britânico, no Twitter: “Um
dia importante para 1200 milhões de católicos em todo mundo com a sua
Santidade o Papa Francisco I a ser apontado como o 266º bispo de Roma”. (Fonte: Publico)PS: a ("viuva dançante") Kirchner não deve ter gostado nem um pouquinho da frase *... Já os cidadãos das Ilhas Falkland (Falklands votam em referendo para provar que não querem ser Malvinas) ...