INFO 3C __________________________ COOL & CULT & CUTE. DAQUI, DE LÁ OU DE QUALQUER LUGAR.
SURFACE DESIGN by DBStudio
agosto 30, 2012
agosto 29, 2012
Agatha Lab
O "business" da empresa é, muito resumidamente, 1 prospectar o comportamento dos agentes ("targets") que potencialmente influenciam o mercado (empresas, produtos) no longo prazo (até daqui a 2 décadas); 2 identificar que mercado é esse (países, cidades, "tribos"); 3 traçar paradigmas (novo nome para a "velha" ... tendência?).
A globalização tornou o mundo "now" tão "fast" que o significado de alguns conceitos, ou estão sufocados, ou morreram por asfixia. Moda e tendência são 2 deles (privacidade x "broadcast yourself" e direito autoral x "downloads for free" também, mas isso fica pra outro post).
Já disse aqui que me especializei em Trends Forecasting (PUC/2008). A macro (longo prazo) tendência detectada pelo grupo que participei foi a "Coolective" (gente interessada em fazer o bem, simplesmente porque isso é a coisa certa), que permanece no folder de divulgação do curso, até hoje! Um "grün" (= verde) gol na análise do "Zeitgeist".
Zeitgeist: palavra de ordem ao caçador de tendência (= "cool hunter"). Significa "espírito do tempo", perceptível em sinais, inicialmente, "escandalosamente discretos", que naturalizam-se no inconsciente coletivo.
É incrível (de uns tempos pra cá, até já estou crendo, mas ficava indignada) observar como o significado da palavra "tendência" foi alterado. O conceito real, se perdeu, porque o termo (da mesma forma que a palavra "moda") esvaziou-se.
Claro que a democratização do consumo é absolutamente positiva (mais gente tendo acesso ao que é "bom" é quase a concretização de uma utopia). Mas na "popularização" do consumo (de bens à cultura) o aumento de quantidade nem sempre é qualitativo (ex.: os indianos são, hoje, um dos grandes mercados no consumo de "fast food"). Relevante também é observar que produtos "made" nos BRICs (Brasil, Rússia, Índia, China + África do Sul) carecem de excelência de qualidade (outro dia, comprei uma caneta "feita na Índia": o preço era ótimo, mas a tinta "gel" da genérica.... um horror!).
Será que, como no final do século XVIII, no início do século XXI, alguma coisa está fora da ordem mundial?
Será que, como no final do século XVIII, no início do século XXI, alguma coisa está fora da ordem mundial?
Sempre gostei das aulas de Estatística: "tendência" é vetor, "moda" é repetição.
O fato é que "tendência", de um tempo pra cá, foi parar na vitrine, na mídia impressa - da Vogue à Capricho - e na novela também. E a moda - de tão "fast" - quisera euzinha saber "aonde ela está que não responde". Para Ronaldo Fraga, a moda "morreu"...
O Brasil, na visão (aplaudi, ovacionei, de pé!) do "Lab" (sede em Milão, escritórios regionais no Rio e em São Paulo, inclusive) "tem a vantagem do atraso" (dado que difere do vício da tradição - o gesso - das economias do "velho mundo"). Sobra disposição, falta especialização (cultura).
Mas antes que relaxemos com o "progresso" nessa terra de desordem, é preciso relembrar que o "capital não aceita desaforo, jamais": vai aonde vislumbra paraíso mais promissor.
Próxima 5ª, Future Concept Lab. Em São Paulo. Link-se: Workshop: 30 de agosto (5ª feira), das 8h30 às 17h Imersão no Cenário de Tendências locais e globais, nas áreas de estética consumo, comunicação e varejo bem como nas metodologias, cases de aplicação, design thinking e estratégias para desenvolvimento de mercados futuros. Onde? na Escola São Paulo.
PS: Ágatha é uma personagem da novela das "9" que (acho) bastante personifica (é paradigma/modelo) um dos "targets" destacados pelo FCL: os "posh tweens": pré-adolescentes cujas mães "ausentes" (ainda nós, vós, elas...) tendem a compensar materialmente seus eternos "babies", gerando futuros "fashion victims".
agosto 23, 2012
Bio Fashion
1909 |
1913 |
1920 |
1920 |
1923 |
1930 |
1935 |
1958 |
1959 |
1969 |
Gabrielle Bonheur Chanel (1883/1971)
Imagens: Elle
agosto 22, 2012
agosto 21, 2012
agosto 20, 2012
Marketing: Imagem x Crise
"Ex mai love, ex mai love, se botar teu amor na vitrine ele não vai valer nem R$1,99,Ele nem vai valer 1,99" |
Hoje, a Apple alcançou o maior valor de mercado de todos os tempos: + de US600 bi.
A empresa é mais do que um "case", é uma aula na arte de gerir.
Porque gestão é mais do que marketing. É branding.
Quem tem um MAC não cansa de repetir: "minha vida mudou".
O equipamento não trava do nada, os rackers tem de "rebolar' para infestar um virus, as teclas, a tela são perfeitas, além do design: simplesmente lindo!
Senso e sensibilidade: 2 palavras que traduzem "valor".
Mas nem todo mundo enxerga o mundo corporativo assim. Em tempos de crise, é muito difícil que as empresas consigam manter o foco na tal da imagem (no fundo, o core (âmago) do business).
Aqui no Brasil, penso eu, a Osklen é uma empresa que entende, de fato, a relação entre as 2 mãos do negócio: vender a quem. Mais do que "coisas", vende estilo de vida. Investe - via Instituto e - na recuperação das "dunas" de Ipanema, por exemplo.
Globalmente, a Zara é outro case de branding: se o negócio é vender, sejamos rápidos, não criativos. O foco é a quantidade x preço, e nisso a empresa é imbatível, afinadíssima com sua "imagem", satisfazendo seu público alvo.
Marketing + Imagem + Estilo + Qualidade = GOL = Público + Preço + Praça + Promoção.
Por outro lado...
Vi - hoje, e por acaso, não acompanho - um brinco "de grife" no figurino de uma das "empreguetes" (Globo / novela das 7).
Nada contra a mobilidade sócio-econômica, muito pelo contrário, afinal o que seria das elites se não fosse o povo (a história triste de Maria Antonia Josepha Johanna von Habsburg-Lothringen endossa)?
Olhava e pensava: depois de 1 "índio" na tela, haverá uma "tribo" na "fast fashion", da Colette ao Saara.
Apesar do aparente elitismo, a questão é maior: quem comprou o acessório (de prata, mas hoje em dia, o que não é chamado de "joia"?) abandona, compulsoriamente, a "zona de conforto". Desapontado/a... Certamente, não estava nos seus planos "aposentar" a "joia" tão cedo assim.
Mas por que? Não era "lindo"? Em que o status "pop star" do acessório mudou o valor intrínseco da coisa?
Feio ser fútil e "elitista".
Vai que comprar "enfeite" no camelô é a cura...
Moda Brasil
1 |
Alexandre Herchcovitch, André Lima, Carlos Miele, Clô Orozco, Dudu Bertholini e Rita Camparato (Neon), Fause Haten, Gloria Coelho, Isabela Capeto, Jefferson Kulig, Jum Nakao (2), Karlla Girotto, Lenny Niemeyer, Lino Villaventura, Lorenzo Merlino, Marcelo Sommer, Martha Medeiros, Reinaldo Lourenço, Ronaldo Fraga, Samuel Cirnansck e Walter Rodrigues representam os Criadores Contemporâneos.
2 |
Outros núcleos temáticos são: Publicações, Indústria e Comércio, Feiras e Desfiles, Modistas, Costureiros (como Denner e Clodovil), Novíssimos e mais.
Amir Slama - "biquini invertido" - 2003 |
Exposição ‘Moda no Brasil: criadores contemporâneos e memórias’
Quando? 12 de ago a 30 de set: 3ª a 6ª, das 10h às 20hs
Sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h
Onde? MAB-FAAP – Sala Annie Penteado: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis
Tel.: (11) 3662-7198
Quanto? Entrada gratuita.
Dark Matter
CK one - Dark Matter |
Para a Cosmologia, "buraco negro" é um "objeto previsto na teoria da relatividade geral cujo campo gravitacional é suficientemente intenso para impedir que os fótons gerados aquém do raio de Schwarzschild, 2GM/c^2, possam escapar."
Fonte: Astro IAG |
Mas pra nós, fashioníssimas, Dark Matter é a nova linha de make-up da Calvin Klein, que chega ao mercado no outono de lá (aqui, quando será?).
Adorei tudo: dos olhos às unhas (francesinha "dark").
De olho no look (e nas lojas).
PS: Edaux, thxxxxxxxxxxx & kxxxxxxxxxxxxxxxxx!
agosto 19, 2012
Festa na rua
Cristo Redentor |
Lá pelas tantas (nem era tão tarde assim, ainda bem, deu pra acordar no domingo antes do... meio-dia), os fregueses começaram a cantar (*) e dançar na rua, tinha uma turma fazendo coreografia e tudo, engraçadíssimo.
Aguardando as "fotos flagra". Quando chegar, analiso e (quem sabe) posto.
agosto 15, 2012
Mensagem na T
Hall da Fama
Carolina Herrera |
Daphine Guinness |
Iman (Mrs. David Bowie) |
Jacqueline de Ribes |
Sophia Copolla |
As famosas (do mundo da moda e universos afins) mais bem vestidas.
Segundo a Vanity Fair.
Ilustrações: David Downtown
Matrioshkas Fashion
Customizadas por: Celine, Dolce & Gabbana, Versace, Sonia Rykiel, Emilio Pucci, Ralph Lauren, Prada, Gucci, Jitrois, Konstantin Gayday, Maison Martin Margiela, Marc Jacobs, Valentin Yudashkin, Denis Simachev, Alena Akhmadullina, Moschino, Marni, Burberry, Dries van Noten, Giles, Oscar de la Renta, J. Mendel, Paul Smith, Antonio Marras, Nina Donis, Stella McCartney, Yves Saint Laurent.
Em comemoração aos 10 anos da Vogue Russa (2010).
Vale a pena ver de novo.
agosto 14, 2012
Vida, Arte Maior
Guignard - 1938 |
Devido à tragédia, para o "universo das artes", algumas obras - de valor inestimável - que estavam lá, foram perdidas.
Já para o marchand, a perda maior foi a vida de um de seus gatos: a Pretinha (já senhorinha).
Graças a Deus , as vidas de seus outros animais foram salvas.
Gente qualitativa pensa simples assim: 1ªs coisas, primeiro.
PS: conheço a mãe, a filha e os cães da família. Na verdade, conheço os cães: a mãe a a filha conheço por tabela...
Super triste pela gatinha. Mega feliz porque a Lobinha (uma "vira" muito - literalmente - fofa, abandonada no meio da "Barata" e adotada pelos Boghici) e seus "irmãozinhos" estão, graças a Deus, intactos.
agosto 11, 2012
agosto 10, 2012
Lady Mix
Gaby Amarantos |
"Me considero uma mulher feliz, autêntica, cheia de amigos, com uma família linda, com pessoas que gostam do meu trabalho e isso pra mim é poder." Gaby Amarantos
Nos eventos (quando chegou ao Fashion Rio, em janeiro - eu vi - só deu ela!), na mídia "now", e nesta 6ª feira, no Circo Voador (RJ).
Aqui, o site dela.
agosto 09, 2012
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