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SURFACE DESIGN by DBStudio

agosto 18, 2011

O Preço da Pressa



Subtítulo do livro (o jogo de palavras é aplaudível) de Stephen Bertman (sobre a hipercultura, fenômeno comportamental que, muito simplificadamente, estuda a superficialidade dos comportamentos atuais), o preço da pressa cai como uma luva no escândalo (mais um?) que estamparam as manchetes da imprensa, hoje: a denúncia de que a cadeia espanhola de moda Zara utiliza trabalho escravo (no Brasil, especificamente, em São Paulo).
A multinacional não é a única: outras empresas estão sendo acusadas pelo mesmo motivo.

O termo "fast fashion" significa, literalmente, uma moda rápida. Subrepticiamente, traduz-se por uma moda "em conta". E um nicho razoavelmente recente do setor Moda, viabilizado pelas conquistas cibernéticas que possibilitam a "inspiração" diretamente das passarelas de moda (alheias), clicada por seus "paparazzi" e enviadas à "grife rápida" em tempo real e, logicamente, pela produção "a grosso modo", em série.

Para saber mais sobre a "fast fashion", link-se nesse artigo do db

Íntegra da reportagem sobre o trabalho escravo na Veja e no O Globo.