INFO 3C __________________________ COOL & CULT & CUTE. DAQUI, DE LÁ OU DE QUALQUER LUGAR
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SURFACE DESIGN by DBStudio

setembro 30, 2007

MP Luxo




  • Para sibaritas aficcionados por música, a Xexxo produz caixas para os Ipods da Apple em ouro.
  • Achou simplinho? Personalize o seu com pedras ou diamantes.
  • A empresa não tem "help desk": tem concierge, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • O preço da excentricidade? 14 mil euros.
  • Hoje: 1 euro = 2.65 reais.

setembro 28, 2007

Pés no chão

(J.Alba)
  • Quem precisa de saltos para fechar o trânsito?
  • Jessica Alba (atriz californiana), definitivamente, não.

VMB

E o troféu vai para ...

  • 27 de setembro de 2007.
  • Senhoras e senhores:
  • O 13º Vídeo Music Brasil está no ar.
  • Música e imagem andando juntas.
  • Com direito a charme underground e identidade trash (leia-se Juliette and the Licks e Marilyn Mason).

    J.Lewis & the Licks


  • Mas, atendo-me ao foco do blog (a imagem e o estilo; e o comportamento, e a sensibilidade, e a inteligência, e a piada, e ... aquilo que choca, pelo bem ou pelo mal) tenho de postar que o evento foi, no final das contas, um clássico kitsch (*).
  • Inadequação, acumulação, sinestesia, enfim, um show do desconforto:
  • Daniella Cicarelli (em parte de seus 13 looks) com uma boca à la Angelina Jolie (o erro, na verdade, foi o lápis de contorno labial, estaria eu enganada, make-up designers? ) que a transformou no "Curinga" do "Batman";
  • VJ Penélope Nova com um vestido de um tecido tão fluido que fez com seus seios parecessem localizar-se quase à altura de seus quadris;
  • O "diálogo" entre P.C.Pereio e Barbara Paz foi uma ode aos porno-dramas do cinema nacional do século passado;
  • O vestido audacioso-contido da cantora "naive" Claudia Leite (e tão mal assentado ao corpo que ela evitou levantar os braços) ;
  • E, democracia à parte, o que foi a participação rock&roll do Senador Eddie Suplicy?
  • Uma demonstração pública de que "não basta ser pai, tem de participar"?
  • Desculpem-me os sentimentalistas mas, o amor, mesmo sendo cego, não basta.
  • Ainda que não caiba em si.

(*) objetos de valor estético reduzido.

Faltou "catigoria"

Cinderela?

  • Não sei a quem este pé pertence.
  • Vi por aí, e ... choquei.
  • Ele "matou" a sandália!
  • Foque com critério (se necessário, dê um zoom clicando sobre a imagem).
  • Então, reflita e julgue:
  • esse "descuido" consegue passar despercebido ou é, visivelmente, hediondo?

setembro 27, 2007

Milão Fashion Week

1. Prada:

  • Os sapatos fizeram a platéia suspirar: "Uau"!
  • Psicodelia com inspiração "art nouveau".






  • E as bolsas encolheram.
  • Seria Muccia avisando que a era das "bolsas GG" está terminando?



  • A coleção primavera 2008, nas palavras de Miuccia Prada, surgiu de "tentativas de encontrar uma nova criatividade".
  • Ela consegue sempre.
  • Cria tendência.
  • A caravana clona.
  • Mas ela segue renovando.

2. Roberto Cavalli:

  • Minimalista é, na concepção de Roberto Cavalli, a primavera 2008.
  • Quando se pensa em Cavalli, tudo sempre foi pouco.
  • RC significa pura sexualidade à flor da pele, em profusão.
  • Mas desta vez, houve mudanças:


  • Recortes tanto na cintura quanto no quadril (isso é democracia!);
  • transparências recatadas;
  • plataformas para serem usadas 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • Camadas de pétalas e ...
  • ... "descabelos".

  • Recado daqueles que entendem, de fato, do "business":
  • abaixo a pretenciosidade.

Cesta básica

D&G Fendi


18th Amendment

Burberry Lanvin

  • Estampa de oncinha, bracelete, skinny, bolsão e plataforma.
  • Ítens versáteis que levantam a produção.
  • As peças das imagens não são nacionais.
  • Mas como o mundo é pequeno, alguém já viu e ... prestigiou.
  • Basta garimpar por aqui.

O Clone

Mafia Cashmere

  • Do mesmo diretor de "Sex and the City" (Darren Star), a série "Mafia Cashmere" estréia em dezembro nos EUA.
  • As protagonistas também são ricas, fashionistas e nova-iorquinas.
  • E também compartilharão amores e desilusões.
  • Os figurinos, porém, não parecem tão inspiradores como os de Samantha, Miranda, Carrie e Charlotte...
Sex and the City

Animais do Mundo

Coleção "Pets of the World"


  • A Adidas surpreende.
  • A marca consegue, incessantemente, aliar glamour a esporte.
  • A coleção outono/inverno 2007-08, assinada pelo japonês Yoshiaki Kaihatsu, chama-se "Pets of the World".

    Y.Kaihatsu: performance Breath (Canada, 2000)


  • As jaquetas desconstruídas (marca do escultor e artista performático) vêm com um acessório irresistível: os mascotes.
  • Os adultos vêm dando vazão, cada vez mais, a seu universo infantil.
  • Este comportamento deu origem ao termo "kidults".
  • Prova disso é o sucesso da "toy art" ao redor do mundo.
  • Mini arte colecionável: um bom motivo para comprar jaquetas.

setembro 26, 2007

Vista-se de acordo com a ocasião

(Estilista)

  • Skinny jeans, saltos altos, correntes estampadas na T-shirt, um look 95% preto: a bolsa é roxa.
  • Foi assim que uma das estilistas da "Marchesa", a inglesa Georgina Chapman (grife responsável por vestidos glamurosos que pousam sobre "tapetes vermelhos") se vestiu para assistir, em Nova York, à avant-premier do filme Control (trailer oficial no You Tube).


C.Schiffer P.Cruz

R.Zellweger C.Blanchett

  • G.Chapman está simples, natural, linda ...
  • Puro rock-chic!

Prata da casa

(Sexy: parece a Sarah Jessica Parker)


(Light: Corte em camadas)
  • O cinza é uma cor neutra e básica.
  • Do prata ao chumbo, o tom é quase um clássico, como o preto e o branco.
  • Aclamado no guarda-roupa como "o novo preto", o gris torna-se "non grato" quando resolve deixar os cabelos, à revelia de sua dona, grisalhos.
  • O queridinho do armário transforma-se em dor de cabeça.
  • Quando os fios brancos aparecem, as reações costumam variar do choque ao pavor.
  • Arrancar, pintar ou assumir?
  • Há quem, corajosamente, assuma e fique linda! E sexy!
  • Depende da fisionomia, do corte (as camadas propiciam leveza) e do shampoo (o "violeta" remove o amarelado dos fios e realça o acinzentado).
  • Dica dos especialistas: o cinza precisa de cor:
  • lápis, blush, sombra, baton, gloss e mãos à obra!

Patrulha da moda: o desastre

(O que não vestir)

  • O significado de uma palavra varia de acordo com os dicionários.
  • Como há vários dicionários dirigidos a diferentes públicos-alvos, costumamos encontrar diversas definições para a mesma palavra.
  • O termo "célebre" pode tanto significar "pessoa famosa e conhecida" como "pessoa notável, distinta e eminente".
  • Depende do contexto. Ou, última forma, do texto.
  • Dentre centenas de fotografias diárias de celebs, a que "pipocou" nas colunas que patrulham a moda foi a da atriz californiana Tori Spelling.

(Tori, pouco conhecida no Brasil, é filha do produtor Aaron Spelling, responsável por séries de TV que fizeram um grande sucesso também por aqui, há uns 20 anos, como As Panteras - que originou filmes homônimos - e Dinastia).


  • Dos óculos que não acentam no nariz (e que ultrapassam absurdamente a largura de seu rosto) à legging desfiada (se não puderem ver, creiam), do colete transformado em mini-vestido ao pelo que enfeita as botas, o look foi campeão no quesito desastre!
  • Mas, é com os erros (de preferência os alheios) que a gente aprende:
  • muito útil para ver, apreender e ... fugir!

setembro 22, 2007

Merchandising

(Flower Power)
  • A propaganda é a alma do negócio.
  • Frase feita e ... antiga?
  • Pode ser, mas na verdade inquestionável e imortal.
  • Os produtores de cinema e TV sabem disso (e de muito mais, diga-se de passagem).
  • Atrás de toda grande produção está um merchandising a sustentar-lhe.
  • Quase todos os filmes servem-se de campanhas publicitárias.
  • Divulgam produtos e marcas.
  • O merchandising, quanto mais sutil, mais efetivo.

  • Nas fotos da divulgação do filme Sex and the City (filhote da série de TV homônima, protagonizado por Sarah Jessica Parker, com figurino da personal stylist Patricia Fields) ela veste um tubinho branco básico com uma ENORME flor na lapela, uma "clutcher" (a carteira de mão que basta àquelas felizardas que não têm o hábito de carregar tanta tralha como eu) e ankle-sandals.
(Patricia Fields)
  • O look, nada sutil, passa a mensagem discretamente:
  • - Meninas, isso (a flor), em proporções menores, é fashion!
  • Publicidade é ciência.

setembro 21, 2007

"G" já é o bastante


(La Perla)


  • No mundo, ainda que haja esperança, impera um quê de incerteza.
  • Em momentos de apreensão, preferimos nos recolher.
  • O movimento pela sustentabilidade (desperdice pouco, controle-se, faça a sua parte) conscientizou consumidores e indústrias.
  • A discrição sucedeu a conscientização.
  • E a moda respondeu aos anseios do inconsciente coletivo.
  • Dos cabelos aos pés.
  • Na lingerie, o look super-turbinado se despede, ao menos por hora.
  • Cintura alta e "peitões" são uma dupla explosiva.

(penalidade gravíssima)

  • Nos lançamentos da La Perla (grife italiana de underwear), os sutiãs vêm com sustentação.
  • Mas sem enchimento.
  • A empresa, fundada em 1954 em Bolonha, é referência mundial no segmento lingerie de luxo.
  • E não equipou suas peças com "air-bag".

Volatilidade

(Paparazzi)

A racionalidade humana é umas das coisas mais questionáveis.

  • Deseja-se a notoriedade mas, logo depois que ela acontece, sente-se saudades do anonimato.
  • Basta começar a não querer aparecer para ser perseguido.
  • Mas o que preocupa mesmo é a falta da perseguição: ninguém me quer?
Na moda, o ciclo é semelhante.
Vai da aceitação à obsolescência:


  • O novo surge,
  • A imprensa especializada divulga,
  • Os fashionistas aderem,
  • Veículos de massa divulgam,
  • A concorrência se inspira,
  • Os preços caem,
  • A disponibilidade aumenta,
  • E então, o interesse vai desaparecendo.

  • Movida pelo desejo de ser "único", típico da humanidade,
  • a novidade surge, ainda que, às vezes, revisitada.
  • O processo recomeça.
  • E a "lei do eterno retorno" de Nietzsche, na moda, confirma-se.

setembro 20, 2007

Globalização

(Primeira edição)

  • Com uma tiragem inicial de 50.000 exemplares, a revista Vogue faz, em Outubro 2007, seu debut na Índia.
  • Na capa, ladeada por belezas nativas está uma modelo ocidental.
  • O retrato é claro: a globalização não pára.
  • Além de mercados ricos em mão-de-obra (barata), muitos países "emergentes" já possuem suas classes média e rica - os milionários, bem, eles sempre viajaram.
  • Para esses, a falta de novidades ocidentais "in loco" nunca foi um grande problema.
  • A televisão, o cinema mas, principalmente, a Internet vêm democratizando a informação e mudando comportamentos.
"Rosa-choque é o azul-marinho da Índia."
(Diana Vreeland, editora de Vogue americana de 1963 a 1971)

"Mrs. V"
  • A edição vem recheada de celebridades "Bollywoodianas".
  • A palavra 'Bollywood" surgiu da fusão de Bombay (hoje Mumbai, capital da Índia) e Hollywood.
  • É popularmente usada para designar as produções cinematográficas de lá.
  • A festa de lançamento acontece no próximo final de semana no Palácio Umaid Bhavan.

Umaid Bhavan Palace

  • Intercâmbio de culturas.
  • Geração de informação.
  • O ocidente quer ser consumido por quem já foi considerado exótico e servia, apenas, como fonte de inspiração ou de mão-de-obra.
  • (Alguém percebeu que o rosa gosta de desafios.)

LFW - Stella McCartney - Dia Final

(Hasta la vista)
  • 20 de setembro, término da Semana da Moda de Londres, é dia de Stella McCartney para Adidas nas passarelas.
(Stella McCartney)

Graduada pela Central Saint Martins School, filha de Sir Paul (Beatles) e Linda McCartney, Stella é vegetariana, apoia a ONG Pessoas pelo Tratamento Ético aos Animais (PETA) e, além da grife própria, desenvolve coleções em parceria com a Adidas desde 2005.

  • Se faltou ineditismo, sobrou coerência.
  • Na passarela, roupas esportivas cheias de recortes e com caimento impecável.
  • Técnica e talento da diva.
  • Cores frias chamando a atenção para o estilo "low profile".
  • Roupas utilitárias, bolsos para quase tudo.
  • Para quem carrega a "vida" consigo, a "pochete à tiracolo" é a solução.
  • Um charme a mais ficou por conta das polainas: do ballet para as academias, ruas e quadras.
  • Vai virar febre!
  • Moda prática, despretenciosa e elegante.

  • O "grand finale" da LFW.
  • Cool.