INFO 3C __________________________ COOL & CULT & CUTE. DAQUI, DE LÁ OU DE QUALQUER LUGAR
.

SURFACE DESIGN by DBStudio

junho 02, 2010

A Linguagem das Saias




“Há muitos comentários sobre os altos e baixos do relacionamento turbulento com a moda dos mercados financeiros: quando eles vão bem as bainhas descem; quando vão mal...
Mas nesta temporada, saias longas foram vistas nos desfiles de Ann Demeulemeester e Yohji Yamamoto, refletem muito mais do que apenas o fiasco fiscal: são formas emblemáticas de uma nova era para a moda.
A saia longa é, em primeira instância, um retorno a tempos mais austeros: as mulheres têm mantido seus “dotes” mais ou menos em segredo desde o tempo das cavernas.
Golas, bainhas, mangas são simbólicos de reserva, formalidade, nostalgia e até mesmo repressão.
Após a elaboração de volumes nas saias durante a época elizabetana, veio uma silhueta mais fluida, que floresceu entre um pequeno grupo de socialites de Paris no final do século XVIII. Posteriormente, o rigor dos costumes vitorianos garantiu mais um surto de crescimento no espaço de saias.
No final desse século, o formato do espartilho era uma faixa em S destinada a promover a silhueta na linha do busto e do derriere, não mais para os lados.
Mas isso foi rapidamente abandonado com a invenção da saia de Paul Poiret. Criando uma revolução no guarda-roupas das mulheres. A partir de Poiret, a saia, usada com blusas ou túnicas, se tornou uma saia no seu próprio direito, tornando o corpete correspondência obsoleto.
Durante a década de 1920, as bainhas subiram em um aceno para o poderio feminino (além das medidas de austeridade da época), mas desceu novamente nos anos 30.
A mudança veio novamente com o racionamento de guerra nos anos 40: simplesmente não havia tecido suficiente para as criações de longa-metragem.
A próxima encarnação da saia longa chegou nos anos 60, como um boêmio assumindo um idílio pastoral nostálgico. Mas desta vez ela veio com voto, sexo e drogas. E rock and roll.
Desde então, o comprimento das saias tornou-se político. Ele é uma subcultura per si, os portadores são intelectuais, góticos, Irmãos Plymouth.
O longo agora é uma raridade em uma sociedade cheia de coxas nuas.
Quando Yamamoto apresentou saias pretas longas na sua coleção nos anos 80, num contexto de Thierry Mugler e Christian Lacroix , os espectadores ficaram chocados e assumiram que a “nova” forma trazia negatividade e cinismo.
Na verdade, era uma pureza de visão, que ele retorna no Outono 2010.
A saia longa pode ter associação com os puritanos modernos, mas não é uma decisão moral para vestir uma - não mais.
É sintoma de um desejo de retirar-se do excesso de nudez midiática, de chamar a atenção sem exibir a carne, de questionar o que é atraente; ou elegante; ou intrigante.
E assim, para a descrença e o desânimo das massas, saias longas balançaram, rodaram, arrastaram-se nas coleções deste outono: algumas góticas, outras românticas, mas todas absolutamente sérias.”


  • Texto original: Harriet Walker.
  • Ilustrações: Zoe Taylor.
  • Fonte: Another.