Apesar da regra mais "clara" do que pênalti, tem supermercado que instrui - desconfio - os caixas a "esquecer" o tal desconto ("Isso é uma vergonha!"), então cabe à gente "ficar ligada".
Mas no "meu mundo perfeito", desconto é pouco. O correto seria o comércio utilizar obrigatoriamente sacolas oxibiodegradáveis (nem que seja para nos aproximar do "1º mundo" no quesito ecologia).
Enquanto essa "modernidade" não chega, muito me espanta que até "lojas de grife" embalem suas (ops!, nossas) mercadorias em ... sacolas plásticas. Distoa do "glamour".
Quem não pode se dar ao luxo de fornecer uma sacola de NT (tecido não tecido, tipo "Perfex" ) como a D&G faz (e dá orgulho de desfilar com ela por aí), que pelo menos embale a nossa "trouxa" em sacola de papelão.
E - "luxe" - que imprima a "moça" com... tinta de soja. Como a Nike (aqui mesmo, no Brasil).
Fiquei encantada! Branding é mais!
"A tinta de soja proporciona uma peça impressa de alta qualidade, com qualidade superior a alcançada com tinta base petróleo.
Naturalmente, tinta de soja contém baixo
teor de VOC (compostos orgânicos voláteis), e seu uso pode reduzir as
emissões que causam a poluição do ar.
Apesar da tinta de soja não ser
totalmente biodegradável, devido à sua pigmentação e conteúdo de resina,
é um produto considerado ambientalmente amigável, oferecendo diferentes
graus de degradação."Mais sobre a tinta amiga do meio ambiente lá.