INFO 3C __________________________ COOL & CULT & CUTE. DAQUI, DE LÁ OU DE QUALQUER LUGAR.
SURFACE DESIGN by DBStudio
junho 30, 2011
Sustentabilidade em Vogue
O inusitado é uma arma poderosa na “guerra” do marketing. Fazer o consumidor parar (e até mesmo “andar de ré”) para conferir uma “esquisitice” estrategicamente planejada é uma das formas de comunicação. E se moda é comunicação, a capa da Vogue Brasil, em sua edição de maio/2011, falou alto e, claro, chamou muita atenção.
Contrariando a “lógica” editorial cujo público alvo é feminino, quem estampa a edição é a top model Kate Moss (exceto pelos poderosos braceletes de ouro) nua.
Por que uma revista - aliás “a” revista - de moda colocou na capa uma mulher nua? Por causa da crise? A Vogue está dizendo que a moda acabou? Que não devemos comprar? Que desfiles, tendências, vitrines e moda são futilidades demodés?
Não: a foto em questão é de autoria de Mario Testino, e somente depois de abrir a edição o significado da tal nudez é, trocadilhos à parte, descoberto.
Além de Moss – uma rainha no mundo “fashion” – outras celebridades (como os brasileiros Pelé, Alcione, Niemeyer, etc.) fotografadas por Testino aparecem na revista, entre elas a família real britânica.
No ensaio intitulado “Em Homenagem ao Casamento Real”, cliques inéditos “flagram” pai e filhos em momentos de descontração, sorridentes, usando jeans, pulseiras... Os “caras” da porta ao lado, não fossem eles os Windsor.
A moda sonha, a moda fala (ensina história, economia, psicologia, sustentabilidade...). A moda muda.
No atual contexto, em que a economia dos países desenvolvidos encontra-se em franca decadência, seria, no mínimo, imprudente que uma casta historicamente privilegiada ostentasse os privilégios que a ”blindagem financeira” lhe garante, posto que sua despesa é paga pelo “povo” (“panis et circenses, sim, mais impostos não!”).
No casamento do século XXI, imperaram sinais de comedimento e quebra de paradigmas rígidos: um vestido de noiva “minimalista”, a repetição de roupa da Rainha, o carro “1967” (empréstimo do pai do noivo), 2 beijos oficiais, e claro, convidados “ordinários”.
Logicamente adequada, a realeza britânica comunica à nação e ao mundo, em imagens (“valem mais do que 1.000 palavras”?) que são tão reais quanto reais. Quase “pops”.
Uma festa que obedeceu ao protocolo contemporâneo, expresso neste “manifesto” de Dame Vivienne Westwood: “compre menos, escolha melhor”.
“God save the... sustainability!
Moda Nua II
Lembram da Vogue br de maio, aquela com a Kate Moss nua na capa, e a realeza "vestindo um nada" no miolo da revista?_ Pois aquela edição histórica deu "cria". Agora, quem "exibe" o "desapego" pela tal da moda (exceto, claro, e mais uma vez, pelas jóias LV) na Vanity Fair, é Gwyneth Paltrow.
"Compre menos, escolha melhor."
Manifesto "antigo" de Dame Vivienne Westwood.
O marketing, discretamente (?!?) esclarece, a crise agradece, a realeza - sapientemente - subscreve, e nós, meros consumidores "ordinários", assimilamos.
Consumindo o Amanhã
Crianças : pequenos grandes consumidores e críticos do amanhã.
No projeto do Tate Museum (Londres), uma "amostra grátis", animadíssima, do repertório dessa turma pós "geração Y" e "antenada por natureza". De cujo script ela foi a co-autora.
Colaboração: desafio de um "futuro que já começou".
Para "viajar" (ops, assistir) ao curta do projeto "A Coceira da Noite Dourada" , link-se.
PS: "Coceira", heim? Que título "esquisito"! Mas essa aparente "bagunça" é coisa muito séria... A estética lembra os "monstros bonzinhos" de Tim Burton. É... no "futuro", a noção do que é "belo e bom" será mesmo... diferente!
junho 29, 2011
Moda Meta...
... Mórfica e ambulante.
Fashion-ético-nistas usam "palha de seda" = "seda veggie" = aquela cujo processo não "ferve" os casulos antes que deles emerjam mariposa, "só pro nosso prazer".
Imagens:
1. dbStudio
2 e 3. V Magazine
junho 28, 2011
Máquina do Tempo
Op, pop, decor, nouveau, cúbica, gráfica, digital... Mínima, midi, máxima... Poderosa, gótica, romântica, enfadonha, caótica, libertária... Mono ou policrômica, animal! Moda: desejo e sedução. Estrelas, flores, orelhas de Mickey, óculos escuros - e diamantes - são "os melhores amigos das garotas".
Curta de Quentin Jones e Agata Belcen.
Galliano Homme Prim 2012
Estilo na Corte
Discreto - mas sem abandonar seu estilo irreverente - John Galliano compareceu à corte em Paris de blazer, sarouel e gravata. A respeito dos insultos ditos por ele, segundo as testemunhas (“dirty Jewish face,” “f---ing Asian bastard” and “f---ing ugly Jewish b---ch,”etc.), Galliano disse não se lembrar de nada.
Durante o depoimento de 7 horas, o estilista desabafou:
“Após cada euforia criativa, eu quebrava, e a bebida me ajudava a escapar."
"Galliano foi condenado por insulto a outrem com base na origem, religião, raça ou etnia. tecnicamente, a condenação é de 6 meses de reclusão e multa entre $22,500 e $32,390 Euros. Na prática, a detenção raramente ocorre. "
Info: WWD
Foto:Le Floch/Sipa
junho 27, 2011
Quadrados da Moda
Cachecol, lenço, "scarf"... Os panos de "dependurar no pescoço", agora chamam-se "carré"._Mais uma "graça" fashion?_Não, simplesmente diretrizes do marketing e da economia._Acessórios são os pilares das receitas do setor moda._Mais baratos do que roupas, bolsas, sapatos, óculos, perfumes e ... lenços, dão um "up" no visual.
Este "quadrado" LINDO celebra a "Beleza Selvagem", de Alexander McQueen.
Este "quadrado" LINDO celebra a "Beleza Selvagem", de Alexander McQueen.
junho 25, 2011
junho 24, 2011
Sabores Pop
Marilyn "morango e creme" Monroe, Mickey "manga" Mouse, etc.
Pop Art saborosa, que vem da Rússia, da Stoyn.
junho 20, 2011
Vestido (quase) Biônico
Um dos figurinos usados por Marilyn Monroe em "O Pecado Mora ao Lado", "O" vestido branco esvoaçante - revelador, um "escândalo", à época - foi arrematado em leilão, hoje, por alguém que preferiu não se identificar, em Beverly Hills (CA), pela cifra de US 5.6 milhões._Mais, claro, a comissão do leiloeiro.
Moda, Fantasia Estética
1
"... Admite-se que a moda, no sentido restrito de rotação acelerada do ciclo de vida das roupas, só nasceu por volta dos séculos XIV e XV, na Europa...".
2
A construção da aparência nasce na passagem da Idade Média para o Renascimento, quando corre, segundo Gilles Lipovetsky, a "emergência da noção de individualidade"._Outra característica desta reviravolta comportamental é a definição de formas específicas nas indumentárias masculina e feminina: eles de gibão (casaco), "meias calças" e polainas (botas pontudas); para elas, vestidos longos com pequena cauda, ajustados, que delineavam e enalteciam os atributos da feminilidade._A peça "unisex" à época era a chemise alva - sinônimo de asseio - na verdade, o único "underwear" utilizado.
3
Após 600 anos de mudanças e "revivals", Christian Louboutin (o autor de calçados "top", e da sola de sapato muito "scanneada" por ali e aqui: a vermelha), no compasso do "zeitgeist" atual, lançou uma campanha - soberba - que passeia pela história da arte, da Renascença ao Rococó. Outros - mais uma vez - o seguirão.
Imagens:
1. François Clouet (como Elizabeth da Áustria) traz a clutch ‘Catalina’ (£795) e a plataforma ‘Pigalilli’ (£2,295) em seu colo;
2. A famosa "Whistler's Mother" portando uma ankle boot ‘Tootsie’ (£1,895)
3."Santa Dorotea" de Francisco de Zurbaran segura a sandália ‘8 Mignon’ (£765)
Outras fotos (de Peter Lipmann) no The Telegraph
"... Admite-se que a moda, no sentido restrito de rotação acelerada do ciclo de vida das roupas, só nasceu por volta dos séculos XIV e XV, na Europa...".
2
A construção da aparência nasce na passagem da Idade Média para o Renascimento, quando corre, segundo Gilles Lipovetsky, a "emergência da noção de individualidade"._Outra característica desta reviravolta comportamental é a definição de formas específicas nas indumentárias masculina e feminina: eles de gibão (casaco), "meias calças" e polainas (botas pontudas); para elas, vestidos longos com pequena cauda, ajustados, que delineavam e enalteciam os atributos da feminilidade._A peça "unisex" à época era a chemise alva - sinônimo de asseio - na verdade, o único "underwear" utilizado.
3
Após 600 anos de mudanças e "revivals", Christian Louboutin (o autor de calçados "top", e da sola de sapato muito "scanneada" por ali e aqui: a vermelha), no compasso do "zeitgeist" atual, lançou uma campanha - soberba - que passeia pela história da arte, da Renascença ao Rococó. Outros - mais uma vez - o seguirão.
Imagens:
1. François Clouet (como Elizabeth da Áustria) traz a clutch ‘Catalina’ (£795) e a plataforma ‘Pigalilli’ (£2,295) em seu colo;
2. A famosa "Whistler's Mother" portando uma ankle boot ‘Tootsie’ (£1,895)
3."Santa Dorotea" de Francisco de Zurbaran segura a sandália ‘8 Mignon’ (£765)
Outras fotos (de Peter Lipmann) no The Telegraph
junho 17, 2011
Romantismo Selvagem
Românticos: movimento sócio cultural do século XIX, quando era chique, às mulheres, "desfalecer"._ Beber vinagre e um corset bem apertado auxiliavam tal tarefa._ Demaios e palidez eram a imagem da "mulher ideal", um ser tão frágil... Eles, ao contrário, travestiam-se de máquinas da Revolução Industrial. "Gente que faz", usavam, in a very fashion way, cartolas - espelho das chaminés. Nas mãos daqueles "ombres", bengalas, substitutos das poderosas "carabinas"._ Nesta época, os românticos lutavam contra muito, até mesmo "moinhos de vento", a lá Dom Quixote de la Mancha._ O romantismo é triste, é gótico, e questiona sempre. Vê beleza - ainda que quase tão somente - no caos.
Sauvage Beauty (= Beleza Selvagem: expo de Alexander McQueen. _ Até 07 Ago 2011. _ No MET.
Moda Bizantina
Expressão artística de caráter religioso, o movimento Bizantino aconteceu dos séculos VI ao XV, qual seja, a Idade Média (ou Idade das Trevas). _ As técnicas da época ainda não contemplavam a moda nem a perspectiva, 2 marcos do Renascimento._ Na arte bizantina, as imagens são "chapadas"._Apesar disso, foi uma era muito rica e ornamentadíssima. _ A expressão do período é o mosaico.
Imagens: Chanel - by Karl genial Lagerfeld - preview Outono 2011/2012
PS: que capacidade o Kaiser tem de transformar o clássico! Lagerfeld não renova: inova a identidade da marca (Chanel), mantendo todo o DNA (alguém disse por aí que esse termo é old fashion (oh, não! No máximo, vintage!) da "casa" (leia-se o ativo intangível da empresa). Triste que ele não abstenha-se de utilizar matérias primas de naturezas mortas por causa do lucro da indústria da moda. Ele, e tantas outras "criaturas"...
Em tempo: até a IM, não havia "moda" (no sentido que a entendemos, qual seja, novidade/cópia/obsolescência/mudança). _Havia "indumentária", ou seja, pouca diferenciação (leia-se, novamente, no sentido que entendemos) das formas das roupas, temporal ou de gêneros. A calça masculina, por exemplo, foi herança dos (povos) "bárbaros". "Bárbaros" tão somente porque não se enquadravam ao padrão requisitado pelo grupo no poder, à época...
junho 15, 2011
Saindo do Salto
SPFW - PV 2011/2012 - V
SPFW - PV 2011/2012 - IV
Tema (ap o "release") : "Royal Black"
Grife: (quero tudo) Osklen
Imagens: FFW
PS: em maio 2011, a Osklen recebeu o prêmio "Luxo Emergente" (o "Oscar" da indústria do luxo) do The Luxury Business Group. E mais: o diretor criativo da empresa, Oskar Metsavaht, foi nomeado Embaixador da Boa Vontade pela UNESCO (a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), em Paris.
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