- Até a volta.
- bjnhs
INFO 3C __________________________ COOL & CULT & CUTE. DAQUI, DE LÁ OU DE QUALQUER LUGAR.
SURFACE DESIGN by DBStudio
janeiro 16, 2010
janeiro 11, 2010
Vestindo Luvas
- Maio ainda está distante, mas para quem planeja se casar no mês das noivas, cento e poucos dias voam!
- Na agenda: convites, doces, salgados, DJ (ou orquestra, nestas horas o orçamento é rei), o bolo (uma entidade a parte) e o vestido...
- Com qual será?
- Na escolha do modelo, a personalidade da dona da festa é a única coisa que importa.
- Afinal, quem será o foco das atenções e dos...
- ... flashes?
- Recentemente, um dos mais belos vestidos de noiva que vi aparece no filme "Tinha de Ser Você", com Emma Thompson e Dustin Hoffman.
- A peça tem tudo a ver com a personalidade da noiva (a filha do protagonista: mulher discreta, focada, elegante, do tipo que não acredita em contos de fadas).
- Quem o assina é Stephanie Allin, a sortuda estilista.
- Sortuda porque...
“Felizmente, eles (a produção do filme) pararam, entraram na loja e decidiram que ele (o vestido) era exatamente o que eles queriam...".
- Na entrevista ao Wales Online, ela continua:
“É uma propaganda fantástica para a loja, um grande filme escolher um vestido já pronto ao invés de encomendar um específico.”
- E revela a chave do sucesso:
"Era um vestido tradicional que vestiu (a atriz) Liana Balaban como uma luva."
Imagens:
1 e 8. IMDB
2. Allan Hannah
3. Georgia
4. Judy Dress
5. Sincerity
6. Blue by Enzoany
7. Justin Alexander
PS: o filme é fofo: bem mulherzinha, cheio de historinhas e mentirinhas, tudo o que a gente precisa pra acreditar no amor, quando está fazendo nada.
AUnúncio
- Olha ali o garoto propaganda da nova campanha da Moncler.
- A história é a seguinte:
- O fotógrafo Bruce Weber estava na piscina, pensando e aí seu cãozinho "catou" a jaqueta, mergulhou na piscina, Weber saiu correndo, pegou a máquina e... click!
PS: o übber model parece mmmuuuuuuuuuuiiiiiiiiitttttttttttooooooo com uma certa mocinha que mora no meu coração. Minha "doce mais doce que doce de batata doce bem docinho... ".
janeiro 10, 2010
Frio sob 40 Graus
- Ossos do ofício, quando está calor os estilistas produzem pro frio e quando está frio estão fazendo roupa pra enfrentar o calor.
- Coisa mais doida é fazer mala de frio quando se mora em lugar quente: só o tato com as lãs deixam qualquer um ensandecido.
- Meu sonho de consumo nos meus sonhos futuristas (porque o cérebro tem repertório à toda a prova, né? Produz "viagens" ficcionais, clássicas, retrô, românticas e, às vezes, muito raramente, graças a Deus, de terror) é uma roupa com temperatura regulável.
- Um ar condicionado portátil que nem precisa ser belo ou "valorizar o tipo físico"; poderia ter, meramente, uma inspiração "cubista"... Um quadradão refrigerado?!?
- Sob 40º não oficiais (os termômetros da rua insistem em marcar 35º; o da minha casa marca, à sombra, 31º; minha alma petropolitana registra 50º), desfila, no Pier Mauá, o inverno 2010 made in Rio.
- Na 6ª, a passarela recebeu: Ausländer, Melk Z-Da, Giulia Borges e Victor Dzenk.
- Ontem: Walter Rodrigues, Cantão, Lucas Nascimento e Printing.
- Hoje: Mara Mac, Filhas de Gaia, Cavendish, Graça Ottoni e Coven.
- Amanhã: Acquastudio, Claudia Simões, Mª Bonita Extra, Juliana Jabour e TNG.
- 3ª feira: Redley, R.Groove, Têca e Espaço Fashion.
- E na 4ª, o encerramento fica por conta de: Nica Kessler, Patachou, Andrea Marques, New Order (a "2ª marca" da Osklen) e Alessa.
A moda carioca é assunto polêmico.
- Um desses dias, estava discutindo sobre isso com uma amiga gringa de nascimento, mas carioca de coração.
- Ela acha que o estilo desta cidade é impagável e que reflete a moda verdadeiramente brasileira.
- Eu discordei, mas não me estendi, dado que o coração dela é muito mais "verde e amarelo" do que o meu (provavelmente porque a moça não tem de votar aqui).
- Então, Jackie, opiniões à parte, aí estão algumas previews do inverrrrrrrrrrrrrrno no Rrrrio de Janeirrro.
Imagens: 1, 2, 4 Estilo Uol; 3 O Globo
- Lucas Nascimento
- Printing
- Ausländer
- Cantão
janeiro 09, 2010
Gótico'n Roll
- Aviamentos são os materiais complementares que mudam a "cara" original da peça em questão (roupa ou acessório: cinto, bolsa, óculos, etc.).
- Do pesponto a incrustação, sua função é tornar diferente o que, de outra forma, seria um "vale a pena ver de novo".
- Aviamentos "quebram" a monotonia.
- São interferências (de) materiais que tornam possíveis variações sobre o mesmo tema.
Tempo de Moda
- Quem pensa que moda é o que está na vitrine, na famosa e na revista acertou.
- Moda é repetição, é o que tem, literalmente, "pegada" aqui e agora, é temporal.
- Por outro lado, há quem prefira vestir a tendência, o que, teoricamente, seria bem diferente.
- A palavra tendência, desde que a moda virou moda, ficou batida.
- Mal empregada, virou um sinônimo de moda: "a tendência é flúor, bota cano alto, pernas de fora, etc."
- Tendência é o viés, algo que corre por fora e que poderá mudar a ação atual.
(Inclusive na economia: os bancos centrais daqui, de lá e de muitos lugares definem a taxa de juros da economia e sua tendência - bias - autônoma.)
- Moda é estática, vale aqui e agora (posto que, quando muda, fica... fora de moda).
- A tendência trata de movimento, que pode ser conservador ou transformador.
A comercialização da pílula anticoncepcional, por exemplo, nos idos de 60, foi uma tendência.
- Já a mini saia e o biquíni (lançados no final da mesma década) pertencem à categoria moda, originada pela tendência "libertação sexual feminina", esta sim o marco revolucionário.
- As primeiras adeptas do "pouco pano" não estavam exatamente na moda: à época, vestiam a tendência (que se tornaria moda e depois, já consolidada, era alçada à categoria "clássico", como um jeans e uma boa e básica camiseta).
Buscar a tendência, no campo corporativo inclusive, é entender melhor o mundo.
- É tentar compreender o "zeitgeist" - palavra que os fashionistas adotaram a pouco, mas que significa, há muito, apenas e tão somente, o espírito do tempo.
- O espírito do tempo é a tradução do comportamento de pessoas que vivem sob um determinado caldo cultural, o que acontece, geralmente, com contemporâneos.
- As mesmas aspirações, mais ou menos, acontecem à maioria que recebe as mesmas informações.
- Quando Albert Arnold (Al) Gore Jr. (ganhando o Nobel da Paz em 2007) lançou "Uma Verdade Inconveniente" em 2006 estava falando de algo que afetava a todos, mesmo que muitos, ainda, não se dessem conta: as causas e as consequências das mudanças climáticas e o aquecimento global.
- De lá para cá, a causa verde está cada vez mais na moda, e devido à gravidade e à conscientização generalizada (muitos sabem, vários fazem) o moto tendência-moda foi alterado: neste caso, a "moda" (reduzir, reciclar, reutilizar e... respeitar!) busca alterar a tendência (climática).
Pesquisar tendências é um trabalho sociológico, antropológico, psicológico, cultural, é olhar o pro fashion e o anti fashion no amplo sentido, sem preconceito algum. É ver.
- Através de observações, das explosões e das nuances, as expectativas do consumidor são mapeadas.
- Nâo à toa, empresas saudáveis compram relatórios dos "trend hunters", ou caçadores de tendências.
- Porque "antenar-se" é o que as fará ir adiante.
- Dentre as tendências para 2010, o bureux de pesquisa Trendwatching cita o valor e a nostalgia como "top trends". Resumidamente...
- Os consumidores estão mais ávidos por segurança.
- Querem produtos e serviços confiáveis, duráveis, maleáveis, sem "truques".
- Cada vez "tweetam" mais (divulgando elogios e reclamações em 140 caracteres e nada mais...).
- Exigentes, declinam dos apelos sedutores do preço ou do luxo (custos) se a responsabilidade e a ética (benefícios) estiverem comprometidas.
- Apesar da recessão, os consumidores continuarão a demandar o comportamento responsável das empresas.
- Valorizam sua opção entre tantas ofertas, nostálgicos que estão pelos "bons e velhos tempos".
- Quanto à cor, em 2010, os "donos do capital" estarão mais verdes do que nunca!
Imagem: saia feita com 30 edições do jornal Financial Times por Gary Harvey (via Treehugger).
janeiro 08, 2010
Maria Chiquinha
- A Primavera Verão da Prada está sóbria.
- A "graça" fica por conta do baton "caqui" e do resgate de um penteado "fresh": a maria chiquinha.
- Para não ficar com cara de "lolita", o cabelo é preso sem estar esticado, perfeito, arrumadinho.
- Assim, munidas de uma produção despretenciosa, "nonchalant, mon cheries", ficaremos umas... maries chiquinhas, chiques, chiquésimas.Imagens: TFS
Dancing Days
- Lembra daqueles tênis infantis que "acendem" quando a criançada anda ou pula?
- Então: sua versão GG (leia-se "gente grande") acaba de chegar ao mercado... de luxo.
- Partner perfeita do look "black is beautiful, is basic, is back" e do jeans nosso de cada dia.
- Via, ipsis litteris, Daily Moda Lisboa, a sandália é...
"A mais recente criação de Jimmy Choo é uma sandália de salto luminescente. O famoso designer de calçado inglês imaginou, para a sua colecção Primavera/Verão 2010, um sapato multicolor com um salto em acrílico que se ilumina com uma leve pressão. Assim, a cada passo, a arrojada e futurista sandália brilha. Uma forma original de se fazer notar sobre uma pista de dança!"
- Acessório perfeito para ... pés felizes.
janeiro 07, 2010
Moda Praia Aussie
- Ídolos, paisagens, feras e imagens retrô.
- Estampas criativas - em tiragens limitadas - da australiana "Nós Somos Bonitos"
"Nós queremos que você sinta-se especial, única e impressione quando vestir nossas peças. Nós queremos que você descanse, certa de que nunca verá alguém com a mesma roupa, nós queremos que você vire as cabeças, que as pessoas a apontem.
Nós queremos que você sinta-se bonita - em todos os sentidos."
Decoração e Bom Humor
(olha a Chanel da fofa)
- Bossa do Michelberger Hotel, em Berlim, onde o tamanho dos quartos é apresentado em metros cúbicos...
Genial!
Moda Adiante
- Amanhã, começa a semana de moda carioca, o Fashion Rio.
- Com o título de "Rio Olímpico, Maravilhoso e fashion", 27 marcas desfilarão, no Pier Mauá, até a próxima 4ª feira, 13 janeiro, o inverno 2010.
- No evento, o salão de negócios "Rio-à-Porter" reunirá 169 expositores.
- A transmissão oficial pela TV ficou a cargo do GNT; na Internet, os desfiles serão transmitidos pela Oi.
- Mas quem procurar no Google por "fashion rio" ou "rio fashion week", vai cair em qualquer lugar, menos no site oficial que se chama FFW.
- F de fashion e FW de forward.
- Croqui de Andrea Marques (ex Maria Bonita Extra, "debutante" no Fashion Rio)
janeiro 06, 2010
Charme Gris
- Olha só: até a Angelina Jolie está com o "cabelo "branco".
- Mas apenas por causa da filmagem de "Salt", seu novo filme.
- E esse seu tom "gris" ainda parece ser "fake".
- A verdade é que (sério, esqueça a histórinha "estamos em pleno século XXI", bobagem) grisalhas "gostosas" estão vivas, mas poucas acontecem.
- O charming gris feminino está a caminho, é certo, mas, até agora, ("oh, trevas"), o "cinza encantador" pertence ao gênero masculino.
- Mas a exclusividade, caros señores, está prestes a acabar, ok?
Imagens: Google
Imagem Fabulosa
- Para quem não as reconhece, as "fabulosas" em questão chamam-se Carrie Underwood, Michelle Obama, Oprah Winfrey e Tyra Banks.
- As 4 celebridades, de uma forma ou de outra, já deixaram claro que renunciam ao uso de peles.
- Com isso em mente, o PETA "montou" o cartaz acima e o dependurou em Washington DC.
- Sem, no entanto, pedir autorização à 1ª dama americana.
- A propaganda foi contestada por uma porta voz da Casa Branca, que disse uma frase ao USA Today e nada mais:
"Nós não consentimos".
- Se o PETA, apesar de estar repleto de dignas intenções, passou por cima de algo tão caro às celebridades (o direito de imagem), a causa foi noblíssima.
- A Premier Dame francesa, Carla Bruni Sarkozy, não se furta em dizer que não veste pele e ponto.
- Sua imagem pública, regada a uma personalidade forte, dificilmente se oporia a ser uma das "caras não autorizadas" da tal propaganda.
- A First Lady americana poderia, simplesmente, ter endossado, via "nada a declarar", o billboard, "sem medo de ser feliz".
- Afinal, de acordo com a "fashion" mídia, elas são "rivais" na "1ª moda": Carla, na "pole position". Michelle, 1ª "up runner".
janeiro 02, 2010
Desenho de Moda
- Todos os aspirantes a estilistas passam, logo no 1º período da faculdade, pela matéria que dá título a este post.
- Na minha 1ª aula, o professor pediu a cada um dos alunos que desenhassem a si mesmos, com a roupa que vestiam.
- Enquanto isso, escrevia no quadro o material das próximas aulas: papel Canson e lápis: 4B, 5B e 6B.
- Depois que recolheu e analisou o trabalho da "galera", o prof apagou a lista e falou: "turma, tragam um bloco de Chamequinho, 1 lápis e borracha, muita borracha...".
- Nós - os frustados desenhistas - sacamos logo: isso vai ser difícil "paca"; e essencial.
(Minha amiga Billi, ouvindo minhas lamentações, fez chegar à minha casa, via correio real, um livro chamado "Desenhando com o Lado Direito do Cérebro", de Betty Edwards, uma bíblia).
- Ilustrações de Philip Jones para Stella McCartney: coleção Primavera/Verão 2010.
Reveillon a la Gaga
- Lady Gaga foi a estrela do reveillon do Fontainbleau, um hotel tão luxuoso quanto "luxento" em Miami Beach.
- Na abertura, ela escolheu um vestido magnífico (1), comprovando a tese de que ouro e prata podem formar, sim, um belo casal. Ou dupla. Ou ficantes, como queiram.
- Nos braços do dançarino, apresentaram mais uma tendência fashion: meias calças rendadas.
- Mas, logo após a meia noite, a moça se machucou e saiu do show assim: impecavelmente "sob" vestida. Que lingerie linda é essa?
- O Fountainbleau é "luxento" sim. Por (sorte do) acaso, estive lá no princípio do ano passado (atendendo a um evento corporativo, claro, porque as diárias são salgadas - e de sal a pressão arterial reclama, menos porém do que a conta corrente).
- O interessante do FB (saca a intimidade!) é que até os assentos na piscina são... etiquetados!
- (No 1º dia eu não sabia e fui fazer pose, só imaginando o dia seguinte... De ilusão - e mico - também se vive...)
- Mas a realidade, nem nua nem crua, apenas capitalista, man, é que:
- Por um lugar à sombra, paga-se a bagatela de US300/dia.
- Ao sol, um (1) lugarzinho estofado sai por US100. Ao dia, claro.
- Aos mortais (pobres) resta o cantinho especial: longe de tudo, lógico, porque malhar é preciso, decorado com espreguiçadeiras forradas com toalha (uau!), na área que recebe o sol do meio-dia.
- Mas o que é isso pra nós, tropicais e tropicanas?
- Lá, é de "grátis" - e ainda rendeu uma piadinha: apelidamos nossa "laje" de "o gueto".
- E lá ficamos, felizes e tostados, torcendo pelo filme que acabou ganhando o Oscar em 2009.
- Afinal, "quem quer ser um milionário", man?
Imagens 1, 3 e 4: Splash News Online
Imagens 2 e 5: dbstudio
GPS Fashion
- A campanha da Dolce & Gabbana primavera/verão 2010 leva, com precisão, ao mapa da mina fashion:
- jeans (ontem, hoje, sempre): delavé, stoned, lixado, multifacetado, iluminado...
- botas: qualquer "forasteira" precisa - muito e sempre!
- alfaiataria: um clássico indispensável.
- óculos escuros "aviador" (o design triangular combina com a maioria dos formatos de rosto; atenção especial ao tamanho: para mim, quanto maior melhor - sempre!)
- Fotógrafo: Mario Testino
- Imagens: TFS
Arte não se Explica
- Alguém imagina o que nunca imaginamos.
- E do trivial surge o inusitado.
- O que você vê abaixo: dentes perdidos ou um balé de águas vivas?
- Szymon Roginski e Kasia Korzeniecka - fotografia de esculturas em 3D (via Flavourwire)
- Angela Simioni - grafite e gouache (via Etsy)
Moda de Janeiro a Dezembro
- No que depender dos calendários da (produtora de café) Lavazza e da (revista australiana) Russh, 2010 será um ano 100% fashion.