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SURFACE DESIGN by DBStudio

janeiro 09, 2010

Tempo de Moda

  • Quem pensa que moda é o que está na vitrine, na famosa e na revista acertou.
  • Moda é repetição, é o que tem, literalmente, "pegada" aqui e agora, é temporal.
  • Por outro lado, há quem prefira vestir a tendência, o que, teoricamente, seria bem diferente.
  • A palavra tendência, desde que a moda virou moda, ficou batida.
  • Mal empregada, virou um sinônimo de moda: "a tendência é flúor, bota cano alto, pernas de fora, etc."
  • Tendência é o viés, algo que corre por fora e que poderá mudar a ação atual.

(Inclusive na economia: os bancos centrais daqui, de lá e de muitos lugares definem a taxa de juros da economia e sua tendência - bias - autônoma.)

  • Moda é estática, vale aqui e agora (posto que, quando muda, fica... fora de moda).
  • A tendência trata de movimento, que pode ser conservador ou transformador.

A comercialização da pílula anticoncepcional, por exemplo, nos idos de 60, foi uma tendência.

  • Já a mini saia e o biquíni (lançados no final da mesma década) pertencem à categoria moda, originada pela tendência "libertação sexual feminina", esta sim o marco revolucionário.
  • As primeiras adeptas do "pouco pano" não estavam exatamente na moda: à época, vestiam a tendência (que se tornaria moda e depois, já consolidada, era alçada à categoria "clássico", como um jeans e uma boa e básica camiseta).

Buscar a tendência, no campo corporativo inclusive, é entender melhor o mundo.

  • É tentar compreender o "zeitgeist" - palavra que os fashionistas adotaram a pouco, mas que significa, há muito, apenas e tão somente, o espírito do tempo.
  • O espírito do tempo é a tradução do comportamento de pessoas que vivem sob um determinado caldo cultural, o que acontece, geralmente, com contemporâneos.
  • As mesmas aspirações, mais ou menos, acontecem à maioria que recebe as mesmas informações.
  • Quando Albert Arnold (Al) Gore Jr. (ganhando o Nobel da Paz em 2007) lançou "Uma Verdade Inconveniente" em 2006 estava falando de algo que afetava a todos, mesmo que muitos, ainda, não se dessem conta: as causas e as consequências das mudanças climáticas e o aquecimento global.
  • De lá para cá, a causa verde está cada vez mais na moda, e devido à gravidade e à conscientização generalizada (muitos sabem, vários fazem) o moto tendência-moda foi alterado: neste caso, a "moda" (reduzir, reciclar, reutilizar e... respeitar!) busca alterar a tendência (climática).

Pesquisar tendências é um trabalho sociológico, antropológico, psicológico, cultural, é olhar o pro fashion e o anti fashion no amplo sentido, sem preconceito algum. É ver.

  • Através de observações, das explosões e das nuances, as expectativas do consumidor são mapeadas.
  • Nâo à toa, empresas saudáveis compram relatórios dos "trend hunters", ou caçadores de tendências.
  • Porque "antenar-se" é o que as fará ir adiante.
  • Dentre as tendências para 2010, o bureux de pesquisa Trendwatching cita o valor e a nostalgia como "top trends". Resumidamente...
  1. Os consumidores estão mais ávidos por segurança.
  2. Querem produtos e serviços confiáveis, duráveis, maleáveis, sem "truques".
  3. Cada vez "tweetam" mais (divulgando elogios e reclamações em 140 caracteres e nada mais...).
  4. Exigentes, declinam dos apelos sedutores do preço ou do luxo (custos) se a responsabilidade e a ética (benefícios) estiverem comprometidas.
  5. Apesar da recessão, os consumidores continuarão a demandar o comportamento responsável das empresas.
  6. Valorizam sua opção entre tantas ofertas, nostálgicos que estão pelos "bons e velhos tempos".
  • Quanto à cor, em 2010, os "donos do capital" estarão mais verdes do que nunca!

Imagem: saia feita com 30 edições do jornal Financial Times por Gary Harvey (via Treehugger).