INFO 3C __________________________ COOL & CULT & CUTE. DAQUI, DE LÁ OU DE QUALQUER LUGAR
.

SURFACE DESIGN by DBStudio

janeiro 31, 2012

Moda Hélade


Inspirado na simplicidade das linhas gregas (que se tornaram romanas, à "fórcepes"), o vestido  de Jenny Packham (especialista em vestidos de noivas) usado por Angelina Jolie no SAG (prêmiação do sindicato americano dos artistas) evoca simplicidade e conforto.
Escolha pontual de Jolie (que, como Pitt,  está sempre "ligada" nos menos favorecidos do momento).
Imagem e estilo + senso e sensibilidade.


Indumentária grega (entre 1.100 a 146 aC)

janeiro 28, 2012

Modigliani




Minha "paixão" por Amedeo Modigliani começou quando eu assisti a um filme com Andy Garcia no papel do "menino" genial, exagerado e passional que habitava a mente e o corpo de um artista. Contemporâneo de Picasso - rivais e companheiros - "Modi" teve vida curta, trágica e morreu pobre.
Uma de suas musas foi Jeanne, sua mulher, que, segundo o filme, ele retratava de olhos fechados, exceto no dia em que "conheceu sua alma".
Na  minha 1ª aula de Programação Visual, a tarefa foi "criar" 3 telas baseadas nas obras de 3 artistas que se destacaram em seus tempos: Pollock (para quem a arte vinha do inconsciente), Bastiaq (contemporâneo de Warhol e precursor do grafite) e Modigliani. Um dia desses, mostro para vocês minhas "obras de arte".
Por hora, marquem na agenda essa exposição imperdível que acontece ...

No Museu Nacional de Belas Artes (no Centro / Rio de Janeiro).
Aberta ao público, a partir de 1 Fev.
Link-se.

janeiro 26, 2012

A Moda é Pop

Hello!!!
Gente, gente, gente: tem alguém aí tao futilzinho como eu que assiste sem vergonha de dizer que a Mulheres Ricas e... gosta... muito?
Euzinha -  hello -  tenho peninha de que o "reality show" nao seja novelinha das 9, das 7 ou das 6 (desculpem pela falta do "til", mas teclo em teclado alheio, o que complica bastante o teclar).
Mas - hello - quem se importa, sincera e/ou fortemente, com isso, afinal, o assunto aqui é a tal da moda. Caso fosse a ortografia, ficaria assim mesmo, com excesso ou falta de acentos, um tanto o quanto orfao de contemporaneidade ortográfica, porque - hello - na France, na Italy, na Deustchland ou em etc. lugares sérios (e cultos) o neto aprende com a avô, que ensinou ao pai e la nave vá, acentuada, ou (salve,Veloso) nao!
Posto isso, caras leitoras femininas ou masculinas, sinto informar - principalmente a mim mesma - que a crise é fato mais uma vez constatado.
Há meses, nao pisava na "SP terra boa, SP da garoa". Hoy, acá estoy, mas 2 lojas que estavam no foco dessa possivel forasteira consumidora (que vem, vê e, as vezes, compra), fecharam as portas.
No lugar delas, outras marcas, e precos, e  pecas, e propostas. Mega mais pop'n roll!
Quando a economia para, a moda acompanha...

janeiro 22, 2012

A Pausa e a Moda

Pedro Lourenço - Inv 2012


"Tenho convicção de que a moda acabou". Ronaldo Fraga (o estilista não participou das últimas semanas de moda).

A Moda e a Equilibrista

Iódice - Inv 2012

Intelectualidade Fashion

New Order - Inv 2012

SPFW - Inv 2012







Tradições mexicanas no desfile da Cavalera. Salve, Frida!

 

SPFW - Inv 2012


Originalidade, impecabilidade e identidade. Reinventaram a camuflagem inserindo estampas tipicamente primaveris na coleção de inverno tropical. É lógico, é simples, é chic, é... Osklen.
Dá pra "ver" o orgulho do casting (quantas vezes essa turma - ossos do ofício - é o suporte de "nonsense fashion"?) nas roupas "aos pedaços", sob "iglus", sobre plataformas, make-up "zero" e cabelos "desgrenhados".
Proteção, ante a Agenda 21: documento estabelecido durante a Eco 92 onde cada país se compromete a refletir, de forma local e global, sobre a melhor forma de cooperar para solucionar os problemas sócio-ambientais, inclusive no que tange às mudanças nos padrões de consumo.



PS: euzinha, desde "anteontem", preocupadíssima: quando o negócio se concretizar (a venda da empresa) como será o amanhã?

janeiro 16, 2012

janeiro 14, 2012

Vítima da Moda


Carla fugiu. Quebrando muito do que encontrava pela frente. Para os especialistas, a "culpa" deve ser hormonal: rodeada por 2 fêmeas de sua espécie, ela - provavelmente a mais fraca psicologicamente - foi ficando muito, demais, completamente incomodada e... "pernas, pra que te quero?". Agora, em nova residência, tem a companhia - distante - de Coala.
Carla é a mais nova "atração" do Zoo (i) lógico do Rio de Janeiro, e veio do Sul.
Deveria estar livre, leve e solta (ao menos, em meus devaneios) em alguma floresta tropical. Mas, "celebridade" compulsória "da hora", está na vitrine, "cercada" de mordomias.

E fãs. Com certeza, os tratadores e veterinários a adoram, e a vida dela é muito melhor do que a de muitas outras criaturas, mas... isso é justo?

Quanto ao argumento de que os zoos informam e distraem as crianças humanas, desde "antes de anteontem" há equipamentos de informação e distração muito mais sensíveis do que as gaiolas zoológicas: os livros e a Internet.
Permita o destino que os netos da Carla usufruam de suas vidas naturalmente em paz.
E que, no futuro - não muito distante, espero - seus pares tenham o simples direito de ser. Apesar de seus dentes absolutamente estonteantes!













Marfim tem dono (e não somos nós).
Imagem: Wikipedia

Dance, Dance, Dance

janeiro 13, 2012

História da Moda em 3D


Carinhosamente chamado de "Imperador", o designer de alta-costura Valentino Garavani lançou seu museu virtual em 3D. São 300 vestidos, 5000 imagens de arquivo e quase 100 vídeos.
O db "visitou" o Museu em dezembro e publicou algumas dessas "obras de arte" na virada do ano (clique aqui).
O aplicativo criado por Valentino e Giancarlo Giammetti foi apresentado ao público no MoMA (Museu de Arte Moderna de NY) na última 2ª feira. O download do que se vê lá está disponível aqui.
A união de história da moda e alta tecnologia está só começando. Quem será o próximo?

janeiro 12, 2012

Unhas PETA Colantes

Os coelhinhos (muito fofos) do PETA (adoro!) na ponta dos dedos das eco-chic fashionistas.
Lembrei da obra - muitas em mezzotints - do mestre dos "infinitos impossíveis": M.C.Escher (1898/1972).

Bicho = comida, roupa, experimento, entretenimento...? NO, NO, NO!
Fale por eles.
PETA = Gente pelo Tratamento Ético aos Animais
"Não se omita."

Fashion Rio - Out/Inv 2012

Até sábado, acontece, no pier Mauá (link-se na rota), a semana carioca de moda.
Ontem, estive lá, na companhia de um casal de amigos queridíssimos...

PMP_AP_ML

E achei o programa muito legal (apesar da "malandragem carioca", que começa logo na hora de estacionar o carro: dicas para fugir da "armadilha" no final do post).
Os desfiles acontecem dentro das tendas - claro - mas também ao ar livre. Tem gente que vai para ver, e gente que vai - e faz de tudo, ou quase tudo - pra ser vista. Mas "se a anormalidade é a normalidade, então a normalidade é anormal" (isso, ou algo como isso, é Machado de Assis).
O local é bem bonito - salve a Baia da Guanabara! Quem sabe um dia, como em qualquer porto de lugar civilizado, seja, consequentemente, "urbanizado" - e o evento está divertido, bem produzido e bem servido (tem até vendedora de docinhos - calórica tentação! - ambulante).
Se não for convidado de algum expositor ou patrocinador (faz a diferença: dentro das salas, há mimos gastrônomicos, ar condicionado, exposições e, em algumas, brindes)...


... leve dinheiro ou cartão porque, lá fora, vai ser difícil dispensar um "snack", nem que seja um saco de pipoca (R$5).
Na sala do Governo do estado, uma das peças em exposição - um vestido em patchwork, de Almir França - me deixou feliz 2 vezes: uma, porque lembrou, em muito, a saia conceito que apresentei na minha formatura e duas porque "colocou pra pensar", a quem passou por ali, que reaproveitar é... precioso!
AFML

Importante: vá com um sapato bem confortável porque "andar é preciso", e para entrar nos desfiles tem-se de ter paciência porque há fila!

O local é repleto de "celebridades": ontem, Gaby Amarante, a Beyoncé do Pará, estava lá, "causando"...















Se quiser ganhar um cartão fidelidade, dicas de beleza, amostras grátis e uma sacola de compras retornável, vá ao stand do Boticário.
E se chover - amanhã, segundo a metereologia, é dia - sem problemas: fique "ligado" nos guarda chuvas disponibilizados pelo evento: tecnicamente, deveriam ser utilizados e deixados lá (bem, a última parte é... controversa).
Na área externa, tem uma vitrine da Melissa com lançamentos: quantas cores!



E uma "janela de vidro" do GNT.



Do lado de fora, vê-se os apresentadores narrando o evento e recebendo convidados. Como (quase) nada é de graça no gracioso mundo da moda, os looks de Lilian Pacci, Mariana Weickert, Fernando Torquatto e Chiara Gadelha podem ser conferidos .

Quanto aos desfiles em si, assisti a Melk Zda e aos 5 novos talentos do Rio Moda Hype, e a conclusão é econômica: no momento, fazer o que vende está difícil... Amigos, profissionais do setor que encontrei por lá, eu... ninguém ficou muito empolgado.

Em entrevista, Paulo Borges, organizador do evento, disse que em 2013 deverá haver 3 edições anuais de moda na cidade (inclusão das coleções "alto verão").
Outro detalhe:  no ano que vem, as coleções de inverno serão concentradas em São Paulo.

Quanto às propostas até aqui desfiladas:
Depois do laranja verão, o cobre inverno (salve, Klimt) e metalizados; pele de carneiro "fake" ("yes!"); laterais com pontas (ou assimetria nas barras); batom vermelhão; pulsos no poder (25 pulseiras no mínimo!); cabelo displicente (santa produção!); e... botas ( se "bombaram" - eu estava lá e só vi - no verão de NY, claro que serão a cereja do nosso inverno tropical).

Dicas > Passo nº1 > Estacionamento: assim que chegar no local, não acredite na "gentileza" do "oficial informal do trânsito urbano" (o seu, o meu, o nosso, o famigerado "flanelinha") que indica aos motoristas a entrada (= arapuca) do "estacionamento oficial": é mentira. Ande mais um pouquinho e veja uma placa do "valet parking": custa R$30. Se perguntar a esses nobres "cavalheiros" se aquele é o único estacionamento oficial do local, prepare-se para ouvir um "sim", mas se quiser economizar R$10, dirija mais um pouquinho e estacione você mesmo no outro "estacionamento oficial do local".
Não vai de carro? Na saída, vi taxi à beça - a fila é grande, mas, pelo que vi, ela até que anda...

PS: as "liquis" invadem a cidade... Cuidado para não abarrotar o closet de peças que daqui a pouco correm o risco de já terem ido... O mesmo conselho é válido para as novidades. Como disse Vivienne Westwood em um de seus mais recentes manifestos: "Compre menos, escolha melhor."

janeiro 09, 2012

Cheiro de Gorila



Com essências de frutas, óleos, ervas e, por último, mas não menos importante, sem teste em animais!
Marca inglesa de produtos exuberantemente... gentis.
Lush: A_DO_RO!

PS: tinha uma loja no Barra Shopping (RJ), outra no Eldorado Shopping (SP)... Será que há alguma ainda no Brasil?

A 2 Z 0 U 1 L 2


Sinônimo de tranquilidade (para alguns, de monotonia), o azul tem lá os seus encantos.



Pigmento de difícil execução na Antiguidade (sofreram os alquimistas), poeticamente, a cor da , o cosmonauta Yuri Gagarin, em 1961 definiu assim o que viu lá do alto: "a Terra é azul".



Na Alemanha "blau werden" (literalmente "ficar azul") significa estar bêbado; nos EUA "the blues", além de ritmo musical, traduziu os lamentos dos escravos. Já no Brasil, "tudo azul" é... tudo certo!


Versátil como o clássico jeans,

*

o azul (cor das páginas das redes sociais, dos Smurfs e marca registrada da Tiffany - o Tiffany Blue, "PMS número 1837", da Pantone) é a cor que promete "acontecer" em 2012.



* Denim é um tipo de tecido de algodão (normalmente com ligamento sarja) em que somente os fios do urdume (longitudinal) são tingidos com corante índigo. (Tecnologia têxtil via Wikipedia)
Imagens: Google