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SURFACE DESIGN by DBStudio

setembro 30, 2009

De Bem com a Moda

1

  • Título da parceria entre o shopping Rio Sul e a pesquisadora de moda (entre tantos outros títulos, no qual incluo o de uma pessoa delicadíssima) Paula Acioli, o evento "De Bem com a Moda" inaugurou seu circuito de palestras hoje, 30 Outubro, com o tema "a moda e o cinema".
  • Nesta 1ª palestra (outras acontecerão nas últimas quartas feiras de cada mês, exceto em dezembro, por motivos óbvios) houve a participação de uma convidada muito especial: Chris Nicklas (apresentadora do "Tamanho Único" no GNT, comentarista da cerimônia do Oscar no TNT, ex-modelo, amiga da Paula e por último, mas tão importante quanto, super gentil).
  • A proposta do evento aparece explícita na peça de divulgação e na credencial: entender a moda por outro ângulo.

  • Esta viagem de "cabeça pra baixo" começou com a exibição de um filme/documentário sobre a relação sinérgica entre a 7ª arte e o penúltimo "ator" da indústria têxtil: os estilistas (o último e decisivo posto é ocupado pelos consumidores, responsáveis pelo "gol").
  • O cinema feito em Hollywood vive, hoje mais explicitamente, do poder de persuasão que seus astros exercem sobre a platéia.
  • Esses "súditos", por identificarem-se com os atores, as atrizes ou suas personagens replicam sua aparência (cabelos, make ups, bolsas, sapatos, roupas, ou - no mínimo - a cor de seus batons ou esmaltes). São influenciados por seus comportamentos. E, se depender da tecnologia, no futuro, quem sabe, imitarão até mesmo seus perfumes...
  • Pecado? Não, sinal dos tempos.
  • Como disse Jean Paul Gaultier no filme exibido, acerca de sua coleção 2008 inspirada no filme "Piratas do Caribe", repleta de ossos e esqueletos, "pirataria é o que a moda faz o tempo todo!".
  • Simples, assertivo, honesto. E genial.
  • Em outro trecho, um diretor da loja de departamentos americana Macy´s afirma: quando o cliente vê nas araras uma peça similar à que viu no cinema, as vendas disparam!
  • Para os figurinistas, o guarda-roupa das personagens "fala" antes destes (inclusive o dos figurantes).
  • As (mudanças de) roupa indicam até mesmo o momento de vida do personagem (como a troca das plumas que fez um "patinho feio" transformar-se no "cisne belo").
  • Ou a Gata Borralheira tornar-se uma bela Cinderela.
  • Nesta construção de personas, detalhes ínfimos aos olhos leigos são absolutamente importantes: um cabelo solto revela maior feminilidade, as lingeries coadunam-se ao visual exterior (afinal, raro é a tímida que usa um fio dental).
  • Um figurinista resolve mais as crises de identidade do que 1000 analistas - eu quero um. Só pra mim. Preciso de uma "figurinista personal"! Que seja ela...

  • Patricia Fields é a mulher responsável pelas 4 mulheres de "Sex and the City". E do 5º elemento da série que virou filme: a moda.
  • Mas a parceria B2B entre o cinema e a moda começou em 1980, quando Giorgio Armani "vestiu" o "Gigolô Americano", personagem de Richard Gere (papel recusado por Christopher Reeve e John Travolta).
  • Filmes e indumentária têm algo em comum: ambos quebram paradigmas.
  • Como exemplos imediatos, surgem na memória coletiva da história astros (gente) como M.Monroe, E. Presley, J.Dean, M. Brando...
  • E Audrey Hepburn, na pele de uma "moça de vida fácil" muito tranquila, chamada "Holly Golightly", que eternizou, desde 1961, o clássico LBD (pretinho básico) adornado pelos "acessórios da moda" 2009: as pérolas (1).
  • No encontro, as palestrantes lembraram que, atualmente, as atrizes (do cinema americano no mundo ou da novela global no Brasil) são as estrelas das capas das revistas.
  • No posto de "models", elas e/ou suas personagens mesclam-se, seja no "red carpet" seja na cara da capa, por exemplo, da "Caras" ou da "Quem".
  • Ser estrela dá lucro. Tanto que tantas "celebridades" não só vestem como assinam coleções.
  • Que vendem. Muito.
  • Exemplos atuais: Gwyneth Paltrow, Madonna, Jennifer Lopez, Rihanna, Justin Timberland, Gisele Bündchen, Kate Moss.
  • Estas celebridades tornaram-se profissionais "barra": ator / cantor / modelo / empreendedor...
  • Empreendedorismo: "capacidade de transformar conhecimentos e bens em novos produtos" (Wikipedia).
  • O encontro desta noite do "De Bem com a Moda" informou e fez pensar.
  • Começou com um coquetel gourmet e terminou marcando um "gol de placa", distribuindo à platéia uma "Moda do Bem":

o eco-lápis da P&K



e a shopping bag do Rio Sul

  • Parabéns e obrigada à Paula Acioli (e à sua convidada especial, Chris Nicklas) pela palestra/aula deliciosa!

Grafite, Cor e Arte

1
  • Uma galeria de arte londrina tem um nome intrigante: "espaço roubado".
  • O nome, na verdade, é uma homenagem aos artistas grafiteiros que expõem, tanto nas ruas quanto nesse "espaço" que completou 7 anos, suas histórias.
  • A partir de 1 Outubro (até o dia 18), a artista que apresenta-se como Miss Van inaugura sua exposição "Lovestain".
  • Miss Van (1 e 2) nasceu em Toulouse, vive em Barcelona e nos anos 90 grafitava (ação predominantemente masculina) as ruas da cidade.
  • Sua obra expressa "a fragilidade e a sensibilidade da artista".

2

  • Outra pintora que acabou de expor seus trabalhos lá chama-se Sylvia Ji.
  • A californiana apresentou a exposição "Nectar" (3) que capturou "o lado sombrio da beleza".

3

  • Se você estiver em Londres, sorte a sua!
  • A Stolen Space Gallery fica na Dray Walk, The Old Truman Brewery 91 Brick Lane.

setembro 29, 2009

QI do Luxo

  • No ranking do índice que mede o coeficiente de inteligência digital das grifes, Louis Vuitton e Ralph Lauren foram considerados "gênios", enquanto a Bottega Veneta foi classificada como "débil".
  • Esta é a 1ª vez que a classificação de inteligência digital das marcas de luxo foram mensuradas.
  • A análise leva em conta, primordialmente, o envolvimento que a apresentação digital das grifes exerce sobre os internautas (potenciais consumidores).

  • A "pole position"entre as marcas "top", latu sensu, que entenderam o papel crescente que a Internet atualmente representa ficou com a Apple (com um QI de 170 ou mais). Em 2º lugar está a BMW (QI = 167).
  • E em último lugar, entre todos os setores de atuação, está a joalheria Fabergé (cuja marca vem subestimando, segundo o estudo, as oportunidades que o e-marketing oferece).
  • O "IQ Ranking of Fashion Brands" foi desenvolvido pelo Luxury Labs, fundado por Scott Galloway, professor da NYU’s Stern School, que resume o porquê do estudo nesta frase:

"2009 representou um ponto significativo no que concerne à importância da competência digital na indústria da moda."

  • A propósito, 2009 está sendo chamado de "o ano da mídia digital".
  • Empresários, do setor de informática ao de perfume, linkem-se.

Estilo Pessoal

  • Nas fotos, a modelo Carol Trentini dá 4 aulas de estilo.
  • Fora da passarela, a top foi clicada vestindo:
  1. "Noir"da cabeça aos pés. Salto e mini. Força no blush, olhos desenhados. Há noites que pedem mais!
  2. "Off white" e moleton. Amplidão ajustada com cinto na cor da sapatilha. Força na base. Vou ali, nem sei se volto...
  3. Cinza e brilho opaco. Maxi vestido e mini jaqueta "perfecto". Força no cabelo. O dia é uma criança.
  4. Equilíbrio: roupa "aerada" versus coturno. Força na sombra (amarela). Informalidade gloriosa.

Imagem: WhoWhatWear

A Hora do Ora

  • Conheço uma futura estilista que pretende tatuar uma fita métrica no pulso.
  • Tattoo de cabide ela já tem no pé.
  • O problema é que a moça ouviu dizer que no pulso dói mais. Muito mais...
  • Quem sabe ela não se contente com o Ora?

Designer: Alexandros Stasinopoulos

  • Autor desse Asics sobre salto.

  • Conceito: "performance em qualquer terreno".

setembro 28, 2009

Nota Fashionômica

  • Quem trabalha na área financeira já se acostumou à sigla M&A (fusões e aquisições, ou do original, "mergers and acquisitions" em inglês).
  • Nas fusões, companhias sinérgicas unem-se com o objetivo de obter vantagem mercadológica.
  • Nas aquisições, o controle do negócio é comprado por outra empresa.
  • Este movimento, de certa forma recente no setor de vestuário, vem se tornando cada vez mais comum.
  • Sinal dos tempos.
  • No exterior, 3 grandes conglomerados financeiros destacam-se na detenção do controle de marcas que assinam estilos diferentes.

  • A LVMH (Moët Hennessy Louis Vuitton), holding francesa, administra as etiquetas Christian Dior, Emilio Pucci, Donna Karan, Dom Pérignon, Tag Heuer, Marc Jacobs, etc.
  • A também francesa PPR (Pinault-Printemps-Redoute) tem em seu ativo marcas como Fnac, Gucci, Balenciaga, Alexander McQueen e Stella McCartney.
  • Sob a holding Richemont estão tanto joalherias e relojoeiros famosos (Mont Blanc, Cartier, Van Cleef & Arpels) quanto a grife Chloé.
  • A estrutura da parceria design-financeira é simples: o estilo das marcas fica a cargo do diretor de criação (o artista) enquanto o plano de negócios (investimentos, metas, marketing, etc.) é administrado por... burocratas.
  • No Brasil, a InBrands é uma holding que investe em empresas do "setor de consumo de alto padrão".
  • Em seu portfolio há marcas como Ellus, Isabela Capeto, Alexandre Herchcovitch, SPFW, Fashion Rio e a Revista Mag!.

  • A coluna de Anselmo Góes (no O Globo, 27 Setembro), com o título "Namoro de luxo", informa: "a Inbrands, empresa dos sócios do Pactual, está conversando com a Daslu."
  • Esse "namoro sinérgico" faz sentido.
  • Em 1º lugar, a Daslu (multimarca paulista que nos últimos meses foi acusada de sonegação fiscal) revende grifes internacionalmente famosas.
  • Em 2º, com o destaque que os números da economia brasileira apresenta, algumas dessas grifes optaram por abrir suas próprias lojas no Brasil (notadamente em São Paulo).
  • Além, várias dessas grifes, percebendo que entre o top e o "botton" há a classe média, têm uma segunda marca mais "pop" (Miu Miu, Marc by..., Chloé by Sea, Armani Exchange, etc.).
  • Será que caso o flerte entre a InBrands e a Daslu acabe em casamento veremos o nascimento de algo como uma "Daslu Exchange"?
  • Será? Aguardemos.

“A moda ainda é um negócio em construção no Brasil e é o mercado que vai organizar o futuro. Os estilistas serão os maiores beneficiados por essa parceria”


Paulo Borges

(fundador da Luminosidade, idealizador do SPFW, sócio da InBrands)


Imagens: reproduções (via Google)

setembro 25, 2009

Entre o Rosa e o Gris

  • Você conhece a moda creta?
  • Certamente não, pois a cultura creta atingiu seu apogeu e declínio entre 1750 e 1400 a.C..
  • Nesta época, o que se vestia não é considerado "moda": é "vestimenta".
  • A moda é um fenômeno... recente (surgiu no Renascimento, no final do século XVI).
  • Mas a vestimenta creta, esta sim você conhece e usa.
  • Pense em corpetes ajustados, mangas curtas, babados, cinturas finas, aventais e chapéus.
  • Este era o guarda-roupa básico da mulher creta, que vivia numa sociedade matriarcal.
  • Apesar de tanta peça, os seios ficavam expostos, homenageando a fertilidade.

  • Milhares de anos depois, as mulheres do séulo XXI replicam as formas da indumentária creta.

Triton

  • Mas o papel delas no mundo mudou.
  • O topless fiou reservado para a hora e o lugar corretos.
  • A fertilidade tornou-se questão de forum íntimo.
  • Exceto em culturas "jurássicas" elas trabalham, votam, governam e consomem.
  • Consomem muito mais do que os homens.
  • Não à toa, as vitrines de Nova York foram "grafitadas" de rosa neste Setembro.

Bergdorf Goodman

  • Homenagem às "Cinderelas"? Claro que nops!!!
  • Tudo ferramenta de marketing.
  • Vislumbrando tão somente o resultado da ação: a reação (das consumidoras).
  • Elas são os agentes econômicos capazes de reverter as crises.
  • A fim de reabilitar uma economia cambaleante pós crise, a cor clama por uma "mulher maravilha" que, sacando o seu "cartão de crédito", salva o mundo capitalista, em luta contra um vilão chamado "débâcle".
  • A publicidade está em busca da "Wonder Woman"!
  • Enquanto as vitrines estão "en rose", o comportamento das moças está gris.
  • A Crônica da Semana (a toda semana uma crônica soberba, assinada pela Sintonia Fina) desta semana informa que as mulheres contemporâneas vivem um paradoxo.
  • Estudos indicam que as tão desejadas (e batalhadas) conquistas libertárias resultaram por deixá-las infelizes.

Marcia Pinho - "New Ladies"

  • A crônica semanal do Sintonia Fina termina com uma pergunta: "Afinal, o que querem as mulheres?"
  • Fechando os dias úteis ou abrindo o final da semana, bem vinda seja a "haute" cultura!

Moda Ero Espacial

1
  • Não, agora que a primavera chegou vai ficar difícil.
  • Depois vem o verão e aí, será impossível.
  • Mas "quando o outono voltar ela vai estar junto a ti".
  • Alta, longa, esguia, lânguida e também (dependendo de quem, onde e quando) ... pesada.
  • Acessório sedutor ou "apetrecho" vulgar?

2

Se a vida é uma incerteza, imagine a moda!

  • Apesar de polêmica, as "cuissards" estão por toda a parte.
  • Adriana Galisteu já desfilou a sua (comprada em Saint Tropez, segundo a Contigo).

3

  • Shakira também escolheu o modelo para "arrasar" no MTV Award 2009.

4

Shakira x Pink

  • O problema é que a americana Alecia Beth Moore (Pink) usou um vestido - Balmain - igualzinho ao da colombiana Isabel Mebarak Ripoll (Shakira). Mas foi de scarpin, ufa!).
  • Então, deixemos agendado: quando o frio voltar, será a hora e a vez das "botas longas acima do joelho".
  • Ou, tão somente, das "cuissards" (de "cuisse", coxa em francês).

5

  • 2010, uma odisséia ero-espacial.

Imagens:

  1. Gareth Pugh
  2. Louis Vuitton
  3. Haider Ackermann

Concurso Peixe Grande - Divulgação

  • Peixe Grande é o nome do concurso que a Arteccom promove anualmente (desde 2004), com o "objetivo de premiar os melhores projetos desenvolvidos no Brasil".
  • Participam da disputa as agências, os freelancers e os blogs.
  • Atendendo a pedidos, o prazo de participação foi prorrogado.
  • As inscrições estão abertas até o dia 08 de outubro de 2009.
  • Para conhecer o regulamento do concurso, link-se.

setembro 24, 2009

Lingerie: Alicerce Fashion

  • A coluna "Acertos e Desastre" do db lamenta mas, como dizem por aí, "perco o amigo, não perco a piada".
  • A piada não tem graça e a pessoa em questão amiga nossa não poderia ser ("quem não gosta de bicho, bom sujeito não é").
  • O fato é que fotos antigas da editora da Vogue americana (a "bíblia" dos fashionista) circulam por aí.
  • Nesta (de 1990) Anna "Nuclear" veste isso lá (em cima).
  • Quanto desacerto inacreditável!
  • A começar pela falta de suporte.

Gente: a camada de cima depende da camada interna.

  • Roupa sobre a pele é um perigo!
  • A moça que vi hoje, caminhando na "passarela da vida", com uma blusa branca e fina sobre a pele e nada mais, com um peito apontando pro norte e o outro pro sul, confirma a tese.
  • Sob camada reveladora, todo o cuidado é pouco (certo espelho nosso?).
  • Voltando à Miss Wintour, o ombro está "torrrrto": a modelagem errou (em 1/2 cm no máximo, mas errou).
  • E o lamê sobre o torso... foi cruel, como a lei da gravidade.
  • Como a vida ensina que é com os erros (nossos e alheios) que se aprende, fica aí uma aula.
  • Da "patrulha da moda". Ou de "o que não vestir".
  • Um sutien ou uma calcinha perfeitos são milagrosos.
  • Dispensá-los é arriscado.
  • Risco, inúmeras vezes... fatal!

Em tempo:

  • Quando, com o passar do tempo, a pele cede, a solução não invasiva é tornarmo-nos maratonista.
  • Fugindo, o mais rápido possível, por exemplo, do clássico cabelo Chanel.
  • Este corte emoldura o rosto sem a menor cerimônia.
  • A melhor opção, à esta altura do campeonato, é um cabelo assimétrico, que crie volume vertical - para o alto.
  • Este "truque" gera movimento, "confunde" o olhar, harmonizando a "arte final": o rosto.

Imagem: The Huffington Post

Surfando Flores

  • Spring, Printemps, Frühling...
  • Primavera: até a palavra é linda em qualquer língua.
  • Tempo de renovação, de flores, de filhotes de passarinhos piando, piando, piando muito (isso o db vivencia na casa da mãe querida, lá em Petrópolis, onde os buracos da parede da garagem (parede externa que não tem buraco, caí, palavras do pedreiro!) são o berçário dos amiguinhos alados desde sempre).
  • A primavera austral (no hemisfério norte, o "sobrenome" dela é boreal) começou esta semana (23 setembro) e vai até 21 dezembro.
  • Andando por Ipanema (RJ), vi uma escultura (esquina da rua Mª Quitéria com a av. Ataulfo de Paiva) em homenagem à "moça".
  • É uma flor.
  • Em cada pétala, uma referência ao cenário carioca.

  • Em formato de prancha de surf.

  • Como acabamento, tampinhas de garrafa PET (a reciclagem e a arte se amam!).

  • De um lado, a flor é colorida.

  • Do outro, sépia e preto & branca.

  • Entrei no clima da "estação das flores" (que mantém o título apesar da bagunça meteorológica global) e saí clicando 1, 2, 3 ... 7 vezes.
  • Marketing simpático da Glade, de autoria do artista (com ateliê na minha "cidade das pedras" e amigo da minha amiga, Fátima Miranda, artista plástica) Cocco Barçante.

  • Há outras flores plantadas neste "jardim urbano".
  • Nesta "selva de pedras", surfe nas flores...

setembro 23, 2009

Entre a Classe e a Crise

  • Este cartaz da Hermès, maison clássica fundada em 1837 que iniciou seu legado fashion confeccionando acessórios para o meio de transporte da sua época (baús para carruagens, selas, rédias, estribos, malas, cintos com porta-moeda, botas e luvas), demonstra que o empreendedor responsável tem como missão adequar-se aos tempos.
  • O cartaz da grife "exclusiv", que assina os lenços com motivos eqüestres e a it-bolsa em forma de trapézio "Kelly" (criada em, 1935 para o ícone fashion da época, uma Cinderela real, Grace Kelly), é absolutamente popular.
  • Nele, em letras suficientemente legíveis, a casa informa que além de não aceitarem cartões de débito, "reservam-se o direito de checarem todos os embrulhos na saída".
  • E que é mandatória a "checagem das bolsas na entrada".
  • Do ponto de vista do consumidor ético, quem não deve não teme.
  • Já as empresas quem têm por missão o glamour, continuam a piscar os olhos sedutoramente.
  • Mantendo, porém, os olhos 100% abertos.
  • Sinal dos tempos...

setembro 22, 2009

London FW - A Classe do Clássico

  • Quando o clássico consegue modernizar-se sem perder a ternura, o resultado é esse brilho discreto, repleto de sedução e utilidade.
  • A Burberry Prorsum, certamente, será o "benchmark" do verão 2010.
  • A grife é a mais completa tradução do conceito "cool".

  1. Por aqui, sua "influência inspiradora" só aparecerá nas coleções de inverno.
  2. O stylist "chapou" os cabelos das modelos. Será que nossos fios aguentam?

Jóias na Estante

  • A história da Cartier está retratada no livro “Amazing Cartier: Jewelery Design since 1937”.
  • Fundada em 1847, a joalheria francesa iniciou seu processo de expansão global no século XX, pelas mãos dos herdeiros de seu fundador: Louis-François Cartier.
  • Além de relógios, a Cartier vem produzindo, década após década, uma gama admirável de jóias, cujos motivos são os mais variados, inspirados na fauna e na flora, na geometria ou na abstração.
  • O livro (editora Flammarion) registra o poder do estilo e da renovação, frutos da visão gerencial que soube eleger o equilíbrio entre o sonho, o conhecimento e a experiência.

Fonte: Moda Lisboa

London FW na Cabeça

  • O designer de perucas francês Charlie Le Mindu foi o criador de esculturas inusitadas (como o "beijo", abaixo) que desfilaram nas passarelas da 25ª semana da moda de Londres.

  • Futurismo e psicodelia retrô temperados com muito bom humor.

  • Utilizando uma matéria prima ecologicamente correta: os pelos humanos (e o que é o cabelo além de um pelo, aliás uma fibra protéica, como todas as de origem animal?).

  • Deixando o pelo alheio... em paz!

  • As formas e cores dos pelos foram democraticas: liso, trançado em "dread locks", louro, moreno.

  • O artista "peruqueiro" tem entre seus clientes o grupo MGMT e Lady Gaga.
  • Em seu portfolio, editoriais para a Playboy, Dazed, Marie Claire, Vogue de diversas nacionalidades, etc.
  • Parafraseando Arnaldo Jabour, "vitrine é prosa, desfile é poesia".

Imagens: Guardian

Top Cabelo

  • Agyness Dean, a top model blonde, de um tom quase branco (Irish blonde) que eu adoro (e juro que um dia vou adotar), apresenta seu "new look".

FilmMagic

setembro 21, 2009

London Fashion Week

Looks da Primavera Verão 2010 (a partir de março no hemisfério norte), por...
  • Matthew Williamson

  • Julien Macdonald

  • Antonio Berardi

  • e pela Dame Vivien Westwood (etiqueta "Red")